16 de junho de 2015 Tópicos: Opinião

Governo federal propõe alternativa à redução da maioridade penal

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou hoje na Câmara dos Deputados o apoio do governo federal ao Projeto de Lei do Senado (PLS) do senador José Serra, que agrava a pena para adultos que induzam menores à práticas criminosas e altera o tempo de internação previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente de três para oito anos para casos de crimes hediondos com uso de violência ou grave ameaça, a ser cumprido em espaços separados. O relator do PLS, o senador José Pimentel, apresentou hoje substituivo favorável ao projeto.maioridade penal

O anúncio foi feito durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados sobre alternativas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que reduz a maioridade penal para 16 anos.

“Por que somos contra a redução? No aspecto jurídico, essa é uma cláusula pétrea da Constituição, e sua aprovação certamente acarretaria grande instabilidade em torno da questão; em relação ao mérito, não existem estudos científicos que comprovem que a redução implicaria a queda de práticas criminosas. Ao contrário”, disse o ministro, citando uma pesquisa do Departamento de Justiça dos Estados Unidos  que mostrou que a reicidência entre jovens julgados pelo sistema de Justiça comum é 100% maior.

“Mesmo que todos os estudos estejam errados, por que jogaríamos os jovens em nossas penitenciárias? Para serem capturados pelas organizações criminosas, que ficariam fortalecidas?”, perguntou.

A deputada Maria do Rosário, ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos, demonstrou a mesma preocupação com a possibilidade de aprovação da PEC: “Os chefes do tráfico vão receber 70 mil jovens que cometeram pequenos delitos”.

O vereador de São Paulo Ari Friedenbach, cuja filha foi morta por um menor, não concorda com o aumento no tempo de internação, mas também defendeu o agravamento da pena do adulto que alicia adolescentes entre suas propostas para reduzir a participação de jovens no crime. Outra medida necessária, segundo ele, é a determinação do tempo de internação e o tratamento separado para psicopatas. “São ações legais, não constitucionais; mais simples e eficazes que a redução”, analisou.

“O número de internações tem  aumentado, acompanhando o crescimetno da população prisional, hoje a terceira maior do mundo. A maioria dessas internações é por roubo”, explicou o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas. O ministro apontou a necessidade de implementação integral do Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (Sinase), com diretrizes de educação, saúde, esporte e lazer e adequações no padrão arquitônico dos locais de internação. “Não pode parecer um presídio”, enfatizou.

Nilmário Miranda, também ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos, concordou: “Em um debate racional, devemos aperfeiçoar os mecanismos já existentes. Onde o Sinase é bem aplicado, já desmonstrou dar bons resultados: a reincidência é de apenas 15% em São Paulo, em contraste com os 70% no sistema prisional”.

As comissões de Educação e a Comissão de Cultura também debatem do tema redução esta semana.

Vídeo sugerido

Conheça o projeto Pensando o Direito

O Projeto Pensando o Direito é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Cidadania, e foi criado em 2007 para promover a democratização do processo de elaboração legislativa no Brasil. Pesquisas A partir do lançamento de editais para a contratação de equipes de pesquisa, o Projeto mobiliza setores importantes da […]

Pensando o Direito no youtube

8 comentários em “Conheça o projeto Pensando o Direito”

  1. Joseane Rocha disse:
    Quando haverá outra edição do evento?
    Os temas abordados na edição anterior foram muito estimulantes para o investimento em tecnologia da informação e comunicação.
    Joseane Rocha,
    https://www.educamundo.com.br
  2. duda disse:
    Adorei gostaria muito de participar
    De projeto
  3. Thelma Regina da Costa Nunes disse:
    Adorei,gostaria muito de participar desse participar desse projeto.
  4. Maria Sueli Rodrigues de Sousa disse:
    A página do ipea não abre desde ontem que tento. Vcs sabem informar o que está ocorrendo?
    1. Pensando o Direito disse:
      Olá, a página está com um problema técnico. Iremos prorrogar as inscrições.
  5. Antônio Menezes Júnior disse:
    Pesquisa super relevante, muito bem estruturada e indica conclusões interessantes, algumas já conhecidas no cotidiano de muitos que trabalham no ramo, e a algumas questões ainda pouco decifradas. Tive o privilégio de conhecer ao vivo, um conjunto de exposições dos próprios autores, meses atrás. Um extraordinário trabalho e produção de conhecimento. Atrevo-me apenas a sugerir que a pergunta inicial seja diferente da atual, para o futuro, e para reflexão. A pergunta inicial enseja uma relação direta entre alcances de um processo de regularização e os instrumentos jurídico-urbanísticos disponíveis, mas e as pessoas, e o conhecimento em torno deles ??? É sabido que os instrumentos em si não são autônomos, precisam ser conhecidos, discutidos, e sua implementação precisa ser ajustada a cada realidade. Portanto, melhor que a pergunta sugira o que é preciso para os instrumentos jurídico-urbanísticos tenham efetividade na realidade dos municípios.
  6. Roberto disse:
    Esse tipo de evento é realmente muito importante. alem de ser contra a corrupção, promove o desenvolvimento de idéias inovadoras.
    Aguardando pelo próximo evento

    Roberto
    https://metodologiaagil.com

  7. Humberto disse:
    Ótima atitude!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *