25 de agosto de 2015 Tópicos: Eventos

Especialistas debatem as vantagens das pesquisas empíricas durante encontro da REED

 

A Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED), com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), promoveu, de 19 a 21 de agosto, o V Encontro de Pesquisa Empírica em Direito, no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT/RJ). O tema deste ano foi “Pesquisa Empírica: consolidando uma agenda de investigação”.  De acordo com o professor de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, José Roberto Xavier, o encontro buscou a consolidação de uma comunidade científica em torno da pesquisa empírica em Direito.

“O evento se desenvolveu em um ambiente em que a produção do conhecimento multidisciplinar foi ao encontro da problematização do Estado, das instituições, da democracia, da cidadania e do reconhecimento de sujeitos coletivos de direitos”, afirmou. Segundo ele, antigamente era muito difícil  encontrar esse tipo de pesquisa nas Faculdades de Direito, pois havia pouco espaço. “Esses encontros reforçam o sentindo de que, se você fizer esse tipo de pesquisa e quiser entender o Direito a partir de certas manifestações empíricas, você ainda tem lugar na faculdade de Direito”, avaliou Roberto Xavie.

Para o professor, a ocasião também abriu espaço para que outras áreas pudessem dialogar. “Tivemos interação com pesquisadores das áreas de Economia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política, o que para mim foi muito relevante”, falou.  Ele contou ainda que o evento teve a participação de pesquisadores de diferentes cidades brasileiras. “É gratificante observar o professor que veio de Belém do Pará com 23 estudantes, e como essa comunidade de pesquisadores tem chamado atenção de estudiosos que estão em áreas do país onde há menos tradição de pesquisa”, concluiu.

Parceria

A assessora da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ), Maria Eduarda Cintra, participou da mesa de abertura e apresentou o projeto Pensando o Direito, um dos patrocinadores do encontro. Ela destacou a importância de estudos que se utilizam da pesquisa empírica para democratizar o processo de elaboração normativo.

” A participação da SAL, representada pelo projeto Pensando o Direito, nesse tipo de encontro é muito importante, porque conseguimos ampliar nosso networking  com pesquisadores de áreas muito específicas do Direito, já que hoje não há muita pesquisa empírica nesse ramo. Então, patrocinar e promover esse tipo de evento é importante para que a gente consiga desenvolver esse campo de pesquisa  de maneira adequada e pertinente”, ponderou.

A professora canadense Mariana Valverde, da Universidade de Toronto, e uma das palestrantes do evento, contou que conheceu muitos brasileiros participando de reuniões e conferências internacionais sobre Direito e Sociedade.

Eu estava bem ansiosa para saber como seria o encontro. Vejo que o contingente brasileiro em conferências internacionais é enorme, talvez maior do que o colombiano, que tem sempre estado, tradicionalmente, onde há trabalhos sobre Direito e Sociedade e serviços empíricos interdisciplinares na América Latina.  Fiquei muito feliz em ver que esta é uma grande conferência, com muitos temas e interesses diferentes”, disse.

O V Encontro contou ainda com outros palestrantes renomados, como os pesquisadores Bryant Garth,da Universidade da Califórnia-Irvine,  e com mais um  canadense, Álvaro Pires, da Universidade de Otawa.  Durante a palestra, o professor Garth abordou os campos do estudo da Sociologia do Direito em uma perspectiva comparada entre o Brasil e os Estados Unidos. Além das exposições, o encontro recebeu grupos de trabalhos com a presença de mestrandos, doutorandos e professores do país inteiro. Dentre os temas tratados estão política criminal e segurança pública, conflitos socioambientais, movimentos sociais, Direito e Economia.

 

Evento REED

 

Pesquisas

Todos os anos, a REED  promove o Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (EPED), que visa reunir pesquisadores envolvidos em iniciativas de pesquisa no campo do Direito. O EPED tem por objetivo ser um espaço qualificado de debate de trabalhos acadêmicos, com a apresentação de resultados de pesquisas e a discussão acerca dos métodos empregados. As três primeiras edições do EPED (2011, 2012 e 2013) foram realizadas na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A partir de 2014, os encontros passaram a ser sediados em diferentes instituições de ensino superior. O IV EPED foi realizado em Brasília.

A REED é uma organização sem fins lucrativos de professores e pesquisadores envolvidos com iniciativas de pesquisa empírica em direito. Os objetivos da REED são: articular pesquisadores no Brasil e no exterior de forma horizontal e acêntrica; divulgar trabalhos e informações sobre pesquisas empíricas no campo jurídico; bem como promover a difusão e capacitação em métodos e técnicas de pesquisa empírica em direito.

Vídeo sugerido

Conheça o projeto Pensando o Direito

O Projeto Pensando o Direito é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Cidadania, e foi criado em 2007 para promover a democratização do processo de elaboração legislativa no Brasil. Pesquisas A partir do lançamento de editais para a contratação de equipes de pesquisa, o Projeto mobiliza setores importantes da […]

Pensando o Direito no youtube

8 comentários em “Conheça o projeto Pensando o Direito”

  1. Joseane Rocha disse:
    Quando haverá outra edição do evento?
    Os temas abordados na edição anterior foram muito estimulantes para o investimento em tecnologia da informação e comunicação.
    Joseane Rocha,
    https://www.educamundo.com.br
  2. duda disse:
    Adorei gostaria muito de participar
    De projeto
  3. Thelma Regina da Costa Nunes disse:
    Adorei,gostaria muito de participar desse participar desse projeto.
  4. Maria Sueli Rodrigues de Sousa disse:
    A página do ipea não abre desde ontem que tento. Vcs sabem informar o que está ocorrendo?
    1. Pensando o Direito disse:
      Olá, a página está com um problema técnico. Iremos prorrogar as inscrições.
  5. Antônio Menezes Júnior disse:
    Pesquisa super relevante, muito bem estruturada e indica conclusões interessantes, algumas já conhecidas no cotidiano de muitos que trabalham no ramo, e a algumas questões ainda pouco decifradas. Tive o privilégio de conhecer ao vivo, um conjunto de exposições dos próprios autores, meses atrás. Um extraordinário trabalho e produção de conhecimento. Atrevo-me apenas a sugerir que a pergunta inicial seja diferente da atual, para o futuro, e para reflexão. A pergunta inicial enseja uma relação direta entre alcances de um processo de regularização e os instrumentos jurídico-urbanísticos disponíveis, mas e as pessoas, e o conhecimento em torno deles ??? É sabido que os instrumentos em si não são autônomos, precisam ser conhecidos, discutidos, e sua implementação precisa ser ajustada a cada realidade. Portanto, melhor que a pergunta sugira o que é preciso para os instrumentos jurídico-urbanísticos tenham efetividade na realidade dos municípios.
  6. Roberto disse:
    Esse tipo de evento é realmente muito importante. alem de ser contra a corrupção, promove o desenvolvimento de idéias inovadoras.
    Aguardando pelo próximo evento

    Roberto
    https://metodologiaagil.com

  7. Humberto disse:
    Ótima atitude!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *