12 de novembro de 2015 Tópicos: Pesquisas

Pensando o Direito lança pesquisa que mostra as relações entre o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema de Justiça

Estudo teve como objetivo analisar a relação entre o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema de Justiça no Brasil, com o intuito de produzir conhecimentos teóricos e jurídicos, com a perspectiva de efetivar, cada vez mais, os direitos da população.

Pensando o Direito apresentará, na próxima quinta-feira, 19 de novembro,  o resultado final da pesquisa As Relações entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema de Justiça”, no Ministério da Justiça, em Brasília. O estudo teve como objetivo analisar a relação entre o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema de Justiça no Brasil, com o intuito de produzir conhecimentos teóricos e jurídicos, com a perspectiva de efetivar, cada vez mais, os direitos da população.

A pesquisa foi coordenada pela professora Ana Paula Motta Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Conhecer melhor a relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça, conceituá-la, identificar suas características de modo empírico é um caminho de construção de conhecimento jurídico novo, necessário para a qualificação dos operadores jurídicos em todos os níveis”, disse .

De acordo com a professora, existe uma  relação conflituosa entre os dois Sistemas.

“Essa relação de conflito ocorre porque as linguagens são diferentes, os processos constituintes das instituições são distintos e a realidade social e institucional que ambos lidam não é favorável. Neste cenário, os sujeitos envolvidos identificam no outro Sistema o problema para que seu trabalho não atinja os objetivos devidos”, revelou.

Ela explicou ainda que muitas vezes os  operadores do Sistema de Justiça tendem a soluções extrajudiciais basicamente operacionalizadas por meio de requisições de serviços, perícias, manifestações ao SUAS. “Para além da competência de atender ou não a tais requisições, o modo como isso é operado revela-se autoritário e produz desvalorização profissional dos operadores do SUAS, intervenção na definição de prioridades e fluxos. Alimenta, portanto, as dificuldades e conflitos já existentes”, falou Ana Paula Motta .

 

SUAS_e_o_Sistema_de_Justiça_PROGRAMAÇÃO

 

Encontros regionais

Para dar ainda mais efetividade ao estudo, foram realizados encontros nas cinco regiões do país, com a participação de operadores dos dois Sistemas.

A evolução de reflexões dos participantes dos encontros foi muito evidente. Houve situações em que o representante de um dos Sistemas mudou seu ponto de vista sobre o outro a partir desta interlocução, a qual, muitas vezes, nunca tinha sido realizada em uma condição de equilíbrio”, explicou. 

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ), por meio do Projeto Pensando o Direito, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).   


 

Clique para se inscrever e receber o certificado após o evento

Participe do evento

Leia entrevista com a professora Ana Paula Motta Costa


 

Serviço

Lançamento da Pesquisa As Relações entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema de Justiça”.

Local: Ministério da Justiça

Endereço: Brasília

Quando: 19 de novembro, às 14h30

Vídeo sugerido

Conheça o projeto Pensando o Direito

O Projeto Pensando o Direito é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Cidadania, e foi criado em 2007 para promover a democratização do processo de elaboração legislativa no Brasil. Pesquisas A partir do lançamento de editais para a contratação de equipes de pesquisa, o Projeto mobiliza setores importantes da […]

Pensando o Direito no youtube

8 comentários em “Conheça o projeto Pensando o Direito”

  1. Joseane Rocha disse:
    Quando haverá outra edição do evento?
    Os temas abordados na edição anterior foram muito estimulantes para o investimento em tecnologia da informação e comunicação.
    Joseane Rocha,
    https://www.educamundo.com.br
  2. duda disse:
    Adorei gostaria muito de participar
    De projeto
  3. Thelma Regina da Costa Nunes disse:
    Adorei,gostaria muito de participar desse participar desse projeto.
  4. Maria Sueli Rodrigues de Sousa disse:
    A página do ipea não abre desde ontem que tento. Vcs sabem informar o que está ocorrendo?
    1. Pensando o Direito disse:
      Olá, a página está com um problema técnico. Iremos prorrogar as inscrições.
  5. Antônio Menezes Júnior disse:
    Pesquisa super relevante, muito bem estruturada e indica conclusões interessantes, algumas já conhecidas no cotidiano de muitos que trabalham no ramo, e a algumas questões ainda pouco decifradas. Tive o privilégio de conhecer ao vivo, um conjunto de exposições dos próprios autores, meses atrás. Um extraordinário trabalho e produção de conhecimento. Atrevo-me apenas a sugerir que a pergunta inicial seja diferente da atual, para o futuro, e para reflexão. A pergunta inicial enseja uma relação direta entre alcances de um processo de regularização e os instrumentos jurídico-urbanísticos disponíveis, mas e as pessoas, e o conhecimento em torno deles ??? É sabido que os instrumentos em si não são autônomos, precisam ser conhecidos, discutidos, e sua implementação precisa ser ajustada a cada realidade. Portanto, melhor que a pergunta sugira o que é preciso para os instrumentos jurídico-urbanísticos tenham efetividade na realidade dos municípios.
  6. Roberto disse:
    Esse tipo de evento é realmente muito importante. alem de ser contra a corrupção, promove o desenvolvimento de idéias inovadoras.
    Aguardando pelo próximo evento

    Roberto
    https://metodologiaagil.com

  7. Humberto disse:
    Ótima atitude!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *