16 de novembro de 2015 Tópicos: Pesquisas

SAL, em parceria com o IPEA, lança pesquisa sobre Migração no Brasil

Teve início na manhã desta sexta-feira (13), o seminário  “Migrantes, apátridas e refugiados: subsídios para o aperfeiçoamento de acesso a serviços, direitos e políticas públicas no Brasil”. O evento, promovido pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça  (SAL/MJ), foi aberto pelo Secretário Substituto da SAL,  Mário Ditticio. Na oportunidade, ele apresentou um panorama geral do encontro que divulgou a pesquisa do Projeto Pensando o Direito, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O Secretário Interino apontou que o mérito principal da pesquisa foi obter dados empíricos que demonstrem as dificuldades da efetivação dos direito humanos dos imigrantes que vivem no país.

“O objetivo  do Pensando o Direito sempre foi conferir o máximo de autonomia possível ao pesquisador para que ele possa apontar eventuais méritos e falhas de cada política pública, para que o governo possa promover a dignidade da pessoa humana”, revelou.

O Secretário Nacional de Justiça e Presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, presente no encontro, afirmou que o mundo hoje  vive  a pior crise humanitária do últimos 70 anos, a pior desde a Segunda Guerra Mundial. Beto Vasconcelos também acrescentou que há um processo de deslocamento agudo de pessoas no mundo, que já atingiu o maior recorde das últimas décadas. “Segundo relatório da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em dezembro de 2014,  já  havia 40 milhões  de deslocados internos. Soma-se a esse número, mais 20 milhões de pessoas refugiadas,  o que  nos traz um triste e lamentável recorde de 60 milhões de pessoas deslocadas de suas casas. Esta é a conjuntura atual”, apontou.

O Brasil, de acordo com ele, tem feito a sua parte, pois trabalha coerentemente com a sua história e identidade, forjada em fluxos migratórios, em pluralidade e em diversidade.”O Brasil mantém uma política humanitária e reafirma o seu grande ativo, uma sociedade de um povo tolerante a acolhedor”, disse o Presidente da Conare.

A pesquisa

Como é a situação dos migrantes, apátridas e refugiados no Brasil? Quais são os obstáculos enfrentados por essas pessoas ao buscar acesso aos serviços públicos no país? Esses e outros temas  foram abordados no lançamento da pesquisa “Migrantes, apátridas e refugiados”.  O estudo foi coordenado pela  professora Liliana Lyra Jubilut, da  Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Segundo ela, sua equipe contou com integrantes de todas as regiões do Brasil. Eles também mapearam os fluxos migratórios mais relevantes do território nacional, assim como o perfil da população migrante.

Ela esclareceu que essa foi uma pesquisa que escutou os imigrantes e que apresenta resultados que podem contribuir com a construção de políticas públicas que visem à efetivação de direitos.  De acordo com a especialista, esse é um grupo que tem vulnerabilidades específicas e que precisa ter políticas públicas próprias.

A professora Liliana revelou que o estudo mostra que o próprio acesso a serviços é uma questão de efetivação de direitos humanos.

 “Sem o acesso à documentação, por exemplo, outros direitos ficam comprometidos. É preciso equilibrar os interesses e necessidades do Estado – em termos de segurança, de geopolítica, de proteção de suas fronteiras e em questões de soberania – com as necessidades prementes dos imigrantes que, muitas vezes, entram no país, não por sua vontade, mas em virtude de migrações forçadas”, finalizou.

Também participaram da mesa de abertura a Chefe de Gabinete da SAL, Sabrina Durigon Marques; o Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Roberto Dutra Torres Junior; o Presidente do CNIg e Secretário de Inspeção do Trabalho do MTPS, Paulo Sérgio de Almeida; o Diretor de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Paulo Roberto Fontoura; a Chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Direitos Humanos da  Presciência da República, Juliana Moura Bueno;  o Coordenador Interino da Polícia  Federal, Alexandre Patury  e o Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no Brasil, Agni Castro-Pita .

 

A publicação já está disponível. Acesse!  

Veja como foi  o lançamento da pesquisa “Migração no Brasil”: Parte 1 • Parte 2

12241755_930840656985698_9020748968821203650_n IMG_3213 22568517898_7b6308a3ea_z 22973399202_c0e6565427_z

Vídeo sugerido

Conheça o projeto Pensando o Direito

O Projeto Pensando o Direito é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Cidadania, e foi criado em 2007 para promover a democratização do processo de elaboração legislativa no Brasil. Pesquisas A partir do lançamento de editais para a contratação de equipes de pesquisa, o Projeto mobiliza setores importantes da […]

Pensando o Direito no youtube

8 comentários em “Conheça o projeto Pensando o Direito”

  1. Joseane Rocha disse:
    Quando haverá outra edição do evento?
    Os temas abordados na edição anterior foram muito estimulantes para o investimento em tecnologia da informação e comunicação.
    Joseane Rocha,
    https://www.educamundo.com.br
  2. duda disse:
    Adorei gostaria muito de participar
    De projeto
  3. Thelma Regina da Costa Nunes disse:
    Adorei,gostaria muito de participar desse participar desse projeto.
  4. Maria Sueli Rodrigues de Sousa disse:
    A página do ipea não abre desde ontem que tento. Vcs sabem informar o que está ocorrendo?
    1. Pensando o Direito disse:
      Olá, a página está com um problema técnico. Iremos prorrogar as inscrições.
  5. Antônio Menezes Júnior disse:
    Pesquisa super relevante, muito bem estruturada e indica conclusões interessantes, algumas já conhecidas no cotidiano de muitos que trabalham no ramo, e a algumas questões ainda pouco decifradas. Tive o privilégio de conhecer ao vivo, um conjunto de exposições dos próprios autores, meses atrás. Um extraordinário trabalho e produção de conhecimento. Atrevo-me apenas a sugerir que a pergunta inicial seja diferente da atual, para o futuro, e para reflexão. A pergunta inicial enseja uma relação direta entre alcances de um processo de regularização e os instrumentos jurídico-urbanísticos disponíveis, mas e as pessoas, e o conhecimento em torno deles ??? É sabido que os instrumentos em si não são autônomos, precisam ser conhecidos, discutidos, e sua implementação precisa ser ajustada a cada realidade. Portanto, melhor que a pergunta sugira o que é preciso para os instrumentos jurídico-urbanísticos tenham efetividade na realidade dos municípios.
  6. Roberto disse:
    Esse tipo de evento é realmente muito importante. alem de ser contra a corrupção, promove o desenvolvimento de idéias inovadoras.
    Aguardando pelo próximo evento

    Roberto
    https://metodologiaagil.com

  7. Humberto disse:
    Ótima atitude!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *