01 de dezembro de 2015 Tópicos: Eventos

Seminário sobre Novas Ferramentas e Metodologias para Participação Social

O evento, aberto ao público, contará com a presença de parceiros de governo, líderes e pesquisadores de projetos de participação social da sociedade para debater novos caminhos da participação por meios digitais.

As Secretarias de Assuntos Legislativos e  Executiva do Ministério da Justiça, por meio do Laboratório de participação e Inovação (Labip),  realizam nos dias 3 e 4 de dezembro, em Brasília,  o seminário “Novas Ferramentas e Metodologias para Participação Social”. O evento, aberto ao público, contará com a presença de parceiros de governo, líderes e pesquisadores de projetos de participação social da sociedade para debater novos caminhos da participação por meios digitais.

O objetivo é trazer novos insumos para a evolução das ferramentas de participação social.

“Nós tivemos inúmeras experiências em debates públicos, entre eles: o do Marco Civil da Internet, a Lei de Proteção de Dados Pessoais. Atualmente, chegamos em um bom patamar, quase de excelência na prestação desse tipo de canal para a população, mas obviamente quando a gente pensa em software e tecnologia é sempre importante pensar nos passos seguintes “, disse o assessor da Secretaria de Assuntos Legislativos, Marco Antonio Konopacki, que na ocasião irá apresentar o resultado do debate público sobre o  Marco Civil.

Segundo Konopacki,  o evento irá reunir desenvolvedores, pesquisadores da área e gestores públicos que pensam na participação social no formato de novas mídias,  por meio da internet e de outros canais. Na ocasião,  haverá rodas de diálogo e oficinas de criação de design, ambas pretendem apontar caminhos para evolução das ferramentas de debate público.

Para o assessor, é fundamental que os servidores do Ministério da Justiça participem do seminário, pois podem contribuir com novas ideias de como  aprofundar os mecanismo de participação interna dentro do ministério.

“O intuito  é que a gente não tenha uma mesa em que alguém só fale e as pessoas só escutem. Na verdade, a ideia é que ocorra um processo de interação”, explicou.

Portanto, o Ministério da Justiça  pretende ampliar a intervenção sobre as ferramentas que utiliza, buscando integrar novas visões sobre o desenvolvimento e se integrando mais as comunidades com as quais compartilha seus códigos.

Debates públicos

debates publicos

O Ministério da Justiça atua na promoção de debates públicos online desde 2009, com a realização do debate público para discussão do Anteprojeto de Lei do Marco Civil da Internet.  Nesse período, a parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Ministério da Cultura gerou uma nova experiência de debate público que estabelecia o debate entre os participantes e a transparência como elementos centrais para garantir um debate amplo e irrestrito com a sociedade.

Desde então, outras experiência aconteceram dentro e fora do MJ, em especial a que debateu o decreto de regulamentação da lei, neste ano de 2015. Juntamente com o aprimoramento do processo, também buscou-se aprimorar as ferramentas que suportam os debates, incluindo novos recursos para facilitar a participação e ampliar o engajamento.

Serviço

Data: 03 e 04 de dezembro

Local: Sala 415 do Ministério da Justiça.

Participe!


Programação completa

03 de dezembro

9h30 • Mesa de abertura

Gabriel Sampaio – Secretário de Assuntos Legislativos MJ

Marivaldo Pereira – Secretário Executivo MJ

Márcio Freitas  – Chefe de Gabinete do Ministro MJ

Renato Simões – Assessor Especial da Presidenta da República PR

João Brant – Secretário Executivo MinC

10h • Roda de diálogo

Experiências de ferramentas de participação social nos últimos 6 anos

Animadores: Ricardo Poppi, Valessio Brito, Leonardo Germani, Uirá Porã e Marco Antonio Konopacki, Elen Mateus, Kalinca Copello.

14h • Roda de diálogo

Desafios em metodologias e ferramentas de participação online e o engajamento cívico no século XXI

Animadores: Sivaldo Pereira, Henrique Parra, Adriana Veloso.

16h • Roda de diálogo

O papel da participação social no acompanhamento e controle social de políticas publicas: perspectivas para os meios digitais

Animadores: Eduardo Paiva, Ricardo Poppi, Diego Aguilera e João Paulo Mehl.

18h • Pacto de metologia de trabalho para o dia seguinte

Eixos sugeridos:

  • Interações para participação: avaliar e sugerir melhorias para os fluxos e processos de participação em ferramentas online.
  • Integração de ferramentas: avaliar e sugerir formas de integração entre as diferentes ferramentas de participação.
  • Comunidade e desenvolvimento: ações para o engajamento de novos participantes nas comunidades de desenvolvimento de ferramentas de participação.

04 de dezembro

9h30 • Separação dos participantes nos eixos e apresentação de ações construindo a cadeia de valor usando Design Canvas.

11h30 • Apresentação dos resultados dos eixos

14h • Integração das ações dos eixos e montagem do painel canvas geral para o desenvolvimento das ferramentas de participação, priorizando as principais frentes e compromissos que o grupo assumirá em conjunto.

 

Vídeo sugerido

Conheça o projeto Pensando o Direito

O Projeto Pensando o Direito é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Cidadania, e foi criado em 2007 para promover a democratização do processo de elaboração legislativa no Brasil. Pesquisas A partir do lançamento de editais para a contratação de equipes de pesquisa, o Projeto mobiliza setores importantes da […]

Pensando o Direito no youtube

8 comentários em “Conheça o projeto Pensando o Direito”

  1. Joseane Rocha disse:
    Quando haverá outra edição do evento?
    Os temas abordados na edição anterior foram muito estimulantes para o investimento em tecnologia da informação e comunicação.
    Joseane Rocha,
    https://www.educamundo.com.br
  2. duda disse:
    Adorei gostaria muito de participar
    De projeto
  3. Thelma Regina da Costa Nunes disse:
    Adorei,gostaria muito de participar desse participar desse projeto.
  4. Maria Sueli Rodrigues de Sousa disse:
    A página do ipea não abre desde ontem que tento. Vcs sabem informar o que está ocorrendo?
    1. Pensando o Direito disse:
      Olá, a página está com um problema técnico. Iremos prorrogar as inscrições.
  5. Antônio Menezes Júnior disse:
    Pesquisa super relevante, muito bem estruturada e indica conclusões interessantes, algumas já conhecidas no cotidiano de muitos que trabalham no ramo, e a algumas questões ainda pouco decifradas. Tive o privilégio de conhecer ao vivo, um conjunto de exposições dos próprios autores, meses atrás. Um extraordinário trabalho e produção de conhecimento. Atrevo-me apenas a sugerir que a pergunta inicial seja diferente da atual, para o futuro, e para reflexão. A pergunta inicial enseja uma relação direta entre alcances de um processo de regularização e os instrumentos jurídico-urbanísticos disponíveis, mas e as pessoas, e o conhecimento em torno deles ??? É sabido que os instrumentos em si não são autônomos, precisam ser conhecidos, discutidos, e sua implementação precisa ser ajustada a cada realidade. Portanto, melhor que a pergunta sugira o que é preciso para os instrumentos jurídico-urbanísticos tenham efetividade na realidade dos municípios.
  6. Roberto disse:
    Esse tipo de evento é realmente muito importante. alem de ser contra a corrupção, promove o desenvolvimento de idéias inovadoras.
    Aguardando pelo próximo evento

    Roberto
    https://metodologiaagil.com

  7. Humberto disse:
    Ótima atitude!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *