Sexta passada (28-jan) foi o Dia Internacional da Proteção de Dados

O dia internacional da proteção de dados, que ocorreu oficialmente na última sexta-feira, teve a função de conscientizar os cidadãos em relação às posturas que devem tomar para a proteção de sua privacidade.

Essa data foi lançada por ocasião da 962ª reunião do Comitê de Ministros do Conselho da Europa (CE) – em 26 de abril de 2006 – e a escolha do dia 28 de Janeiro se deu em homenagem à Convenção 108 do Conselho da Europa. Sua comemoração é realizada tanto em cidades da Europa quanto em localidades dos Estados Unidos, Canadá, além de alguns outros países.

Em homenagem a essa data, traduzimos o post da página mantida pelo think tank “The Privacy Projects”, o dataprivacyday2011.org.

——————————————————————————————–

Dia Internacional da Proteção de Dados é 28 janeiro de 2011!

Ao redor do globo, as pessoas usam poderosas tecnologias e dispositivos todos os dias para melhorar suas vidas.  As empresas desenvolvem software, produzem hardware e fornecem serviços concebidos para melhorar a produtividade individual, comunicação e segurança.  Nós nos tornamos dependentes das comunicações móveis, acesso instantâneo à informação, e serviços inteligentes.  Nós somos empoderados por estas tecnologias de maneiras que aqueles que viveram antes de nós nunca poderiam ter imaginado.

Apesar de todos os benefícios dessas tecnologias, persistem dúvidas e preocupações sobre o quanto de informação pessoal é coletado, armazenado, utilizado e compartilhado para o fornecimento desses serviços pervasivos e convenientes.

O Dia da Privacidade de Dados é uma celebração internacional da dignidade do indivíduo, expressa por meio das informações pessoais.  Neste mundo interconectado, no qual estamos completamente digitalizados, com nossas identidades, localizações, ações, aquisições, associações, movimentos e histórias guardados na forma de tantos bits e bytes, temos que perguntar – quem está coletando tudo isso – o que eles estão fazendo com isso – com quem eles estão compartilhando?  Acima de tudo, as pessoas estão perguntando: ‘Como posso proteger minhas informações de serem mal utilizadas?’  Estas são perguntas razoáveis – que todos nós deveríamos querer saber as respostas.

Estas não são perguntas para consumidores e cidadãos apenas – os operadores de negócios devem se envolver nesse diálogo também.  Eles têm que questionar se eles estão cumprindo com as leis e regulamentações que exigem proteção à privacidade do consumidor.  Eles sabem que os clientes têm que confiar em suas tecnologias e serviços antes que eles queiram usar e pagar por eles.

Junte-se nesse diálogo entre todas as partes interessadas – empresas, indivíduos, agências governamentais, entidades sem fins lucrativos, acadêmicos, professores e alunos – a olhar mais profundamente em como as tecnologias avançadas afetam o nosso dia a dia.  Nós incentivamos esse diálogo e estamos fornecendo este site como um serviço àqueles que se preocupam com nosso futuro comum e com o nosso papel enquanto cidadãos e consumidores digitais.  E deixe-nos saber o que pensa – e como você pode contribuir para a discussão.

Para participar, por favor entre em contato conosco info@dataprivacyday.org

Fonte: https://dataprivacyday2011.org/

Compartilhe!!
  • Twitter
  • Facebook
  • Identi.ca
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • RSS
  • Add to favorites
  • Slashdot
  • Tumblr
  • MySpace
  • Netvibes
Esta entrada foi publicada em Blog, Na rede e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.