29

julho/2015

CineSAL – Intercâmbio 2015

Publicado por: Intercâmbio SAL/SAJ

Documentário ‘Pra Ficar de Boa’ revela cotidiano de violência e abandono de jovens em Brasília


Data: 31 de julho
Horário: 16h30
Local: Auditório Tancredo Neves, Ministério da Justiça / Brasília

Para encerrar a primeira semana do 11º Programa de Intercâmbio SAL/SAJ, será exibido nesta sexta-feira (31), às 16h30, o documentário Pra Ficar de Boa, com participação da diretora Núbia Santana, que participará de debate após a exibição do filme.

O documentário revela o cotidiano de violência e abandono de crianças e adolescentes que vivem nas ruas de Brasília e de internos do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE) do Distrito Federal. Esses jovens têm em comum uma vida marcada por abusos dentro e fora de casa, além de envolvimento com drogas e crimes. O clima de guerra e morte é uma constante. Ainda assim, as meninas e os meninos que vivem nas ruas da capital federal sonham com um futuro melhor – como toda criança e adolescente.

Praficardeboa

Cartaz divulgação

 

O filme emociona os espectadores com os depoimentos dos jovens e ao mostrar a dura realidade em que vivem, seja nas ruas da região central de Brasília ou da periferia e do dia-a-dia do CAJE.  A equipe de filmagem visitou familiares dos entrevistados em bairros da periferia da cidade e conversou com agentes sociais que deram informações sobre o universo dos jovens, e conheceu projetos como o GirAção, uma organização não-governamental que promove ações junto aos meninos e meninas de rua do Distrito Federal. Todos esses depoimentos reunidos compõem um retrato vívido e perturbador sobre a perda da infância e as causas da violência.

O documentário Pra Ficar de Boa estreou em 2008 no 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2009, o filme participou de uma série de festivais nacionais e internacionais, como o 11° Festival de Cinema Brasileiro de Paris.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *