Pauta em discussão

Prazo encerrado

A internet como fator de inclusão

Discussão criada por jessicaoac em 27/04/15

Tema: Outros temas e considerações

Atualmente temos uma “democratização” da internet, com a melhoria do poder aquisitivo do brasileiro, e com as facilidades proporcionadas pelo comércio, grande parcela da população possui acesso à tecnologia (principalmente a dispositivos que tenham acesso a internet). Essa facilidade, no entanto, deve ser aproveitada da melhor forma pelo governo, de modo que possa se valer da internet como meio de inclusão social, de educação e conscientização da população. Se utilizada da forma “correta” a internet é uma excelente aliada na busca de conhecimento, e o marco civil veio contribuir para essa inclusão ao prever, no seu art.26,27 e 28 a inclusão como objetivo do marco civil.

Através da internet a distância de certa forma “desaparece”, juntamente com as desigualdades sociais… ficam todos os seus usuários na distância de um clique apenas. E para que essas diferenças, barreiras e distâncias desapareçam em definitivo, cabe ao poder público promover medidas de inclusão digital.

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    Realmente a inclusão social pelo meio virtual aumenta significativamente a cada dia, fazendo com que a sociedade tenha mais acesso à informação, ao conhecimento, à comunicação, à cultura, entre outros benefícios, tendo em vista que a lei do marco civil tem como objetivo, em meio aos seus dispositivos (artigo 4°), o direito de acesso à internet, acesso à informação, ao conhecimento e à participação direta na vida cultural. Todos esses benefícios do acesso à internet são grandes instrumentos para o avanço do seio social, uma vez que, estes proporcionam uma política inclusiva benéfica, usada não só para informar e se comunicar, mas também como um grande mecanismo de propagação de ideias, de educação e de conhecimento, além de ser um vasto campo de entretenimento.
    10 concordaram

  2. Opinião
    A legislação consagrada como Marco Civil da Internet, diante aos seus pontos positivos destacamos a inclusão social, onde aquele indivíduo menos favorecido também tenha acesso a internet de acordo com suas condições e necessidades, como bem expressa o art. 4º no seu inciso I, que a disciplina do uso da internet no Brasil tem por objetivo a promoção do do direito de acesso à internet a todos, claramente observamos o princípio da igualdade expresso na nossa lei maior, a Constituição Federal. A inclusão social através da internet vem diminuir a distância entre quem pode ou não ter acesso aos meios de comunicação e informação virtual. Para que essa inclusão social verdadeiramente ocorra, cabe então mais uma responsabilidade aos entes federados a fomentação com políticas de efetivação do acesso inclusivo.
    1 concordou

  3. Opinião
    É evidente que a Internet é a maior fonte de informações livres e descentralizadas atualmente. Sendo assim se apresenta como importante mecanismo facilitador do acesso à informação, na transmissão do conhecimento, da educação e expansão da cidadania.
    Nesse sentido, podemos dizer que se utilizada de maneira adequada, à internet poderá exercer a função de ampliar a educação e valorizar sua eficiência, com acesso a melhores práticas educativas, e o aperfeiçoamento de conteúdos e softwares que permitam conjugar o ensino presencial com o ensino pela internet.
    Contudo, ao meu entender, na Lei do Marco Civil da Internet juntamente com as diversas políticas governamentais, há ainda uma presença de inclusão digital muito tímida, analisando-se a extensão territorial e a carência de recursos humanos e materiais no Brasil.
    Faz-se necessário a integralização por parte do Governo de mais instrumentos que possam promover essa inclusão social através da internet, e para que isso aconteça requer investimentos em infraestrutura por meio de associações entre os setores público e privado.
    Cumpre, assim, aos operadores das mais diversas searas incluídas no processo o dever de buscar a harmonia e o liame entre setores públicos e privados, tendo em vista à justiça social e proclamação dos direitos inerentes a todos os indivíduos.
    3 concordaram

  4. Opinião
    Habituar-se em um mundo de constantes alterações, a cada novo prole mudam-se as formas de se relacionar e de viver em sociedade. Consolida que a nova geração ficara distinguida pela transformação causada pela internet. A internet acarretou novas formas de comunicação aperfeiçoando assim adequadamente os comunicadores instantâneos como o MSN, o telefone pela internet como SKYPE, o e-mail, as redes sócias como o face book, entre outras, são instrumentos baseados em internet que possibilitou um verdadeiro ciclo na forma de se comunicar com outras pessoas.
    Este é ponto muito positivo sem duvida, pois não só barateou o custo da concessão como se tornou as pessoas mais próximas. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso a internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.
    Entendo que este ponto ainda seja um sonho, pois inclusão social vai além de inclusão digital, mas creio que a internet seja um bom começo para fazermos uma verdadeira inclusão social no Brasil. Ainda é preciso instruir-se a explorar todos os ensejo que ela oferece. O governo precisa fazer sobretudo as pessoas também. Não basta estar conectado é preciso explorar e ai perceber que estamos vivendo uma grande revolução no conhecimento e na maneira de nos relacionarmos com o mundo.
    1 concordou

  5. Opinião
    A internet deveria ser um fator de inclusão social, no entanto, é uma realidade distante pra muitas famílias que muitas vezes não tem acesso sequer a um prato de comida. No entanto, para aqueles que utilizam da internet ela se tornou uma importante ferramenta de trabalho bem como um meio de facilitar o relacionamento entre as pessoas. Entretanto, na pratica essa facilidade de comunicação entre os seres humanos acabou afastando as pessoas do contato físico, do toque. Ou seja, da mesma forma que ela facilitou a comunicação, a interação no mundo virtual, o conhecimento acerca do que acontece no mundo ela distanciou as pessoas de estarem mais próximo um dos outros.
    3 concordaram

  6. Opinião
    A Internet se apresenta como boa alternativa para facilitar o acesso à informação, bem como para difusão do conhecimento. Neste prisma, ações públicas que facilitem a democratização da tecnologia podem se tornar meio imprescindível para inclusão social e ampliação da cidadania, inclusive em áreas não urbanas.
    Para atingir a superação de barreiras sociais é necessário disponibilizar o acesso à informação e ao conhecimento através da Internet. A inclusão digital, que pode ser compreendida como a democratização da tecnologia para todos os cidadãos.
    1 concordou

  7. Opinião
    Sim, o acesso à internet vem crescendo no país. Mas 50% da população ainda está desconectada. E as diferenças sociais de nossa sociedade se refletem também no acesso à internet. Assim, os mais ricos tem acesso a maiores velocidades, melhores tecnologias e os mais pobres quando conectados têm acesso a uma internet sem qualidade.
  8. Opinião
    A inclusão pelo meio digital tem se tornado tão importante que, o próprio Governo Federal, tem voltado projetos para essa aera. Criando programas que possibilitam crianças e adultos a ter acesso a internet. Inegavelmente, o uso da Internet é um caminho para que seja atingida a inclusão social, contudo,a política de inclusão digital brasileira é muito tímida. Existem ações isoladas que visam dar
    instruções básicas de informática.
  9. Opinião
    A Inclusão digital serve também para simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar emails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão.
  10. Opinião
    O uso da internet vem se expandido com o passar dos anos, com um crescimento expressivo. Muito se deve a esse acontecimento, às diversas formas de acesso à rede. Às vezes o brasileiro não tem acesso através de computadores, mas se utiliza do celular com tecnologia adequada, e outras vezes, não tem computador em casa e utiliza-se da escola, da universidade, do trabalho, de lan house, entre tantas outras ferramentas.
    Observa-se ainda, que hoje o acesso à informação chega bem mais rápido e alcança uma infinidade de pessoas.
    Vale salientar, que em virtude desta evolução, fez-se necessário uma legislação específica e tal legislação foi instituída pela lei 12965/2014, e dentre as diversas regulamentações desta lei, encontra-se exposto em seu art. 27, que deverá existir iniciativas públicas que promova a inclusão digital, e tal inclusão, a meu ver já vem sendo realizada gradativamente, com a existência de parcerias entre o governo e a iniciativa privada.
    1 concordou

  11. Opinião
    A inclusão digital é uma necessidade que surge a partir dos anos 90, como consequência direta dos impactos da internet na sociedade. Nesse sentido, estar inserido no mundo digital tornasse um direito dos cidadãos – a quem entenda tratar-se de um direito fundamental -, sendo inclusive um requisito para a sua existência em um mundo no qual as informações e comunicações são globalizadas. A inclusão dos cidadãos à era da informação, no meu ponto de vista, é de responsabilidade dos poderes públicos, tendo em vista que essa inclusão digital associa-se como uma forma de inclusão social. Contudo, verifica-se que uma parcela expressiva da população ainda se encontra em um estágio de exclusão digital. Essa exclusão surge nas diferenças sociais, econômicas e políticas do país; assim, estar excluído digitalmente significa uma das diversas manifestações da exclusão social.
  12. Opinião
    Não se pode negar que atualmente há um maior acesso à internet por parte das pessoas de baixa renda, seja por meio de computador próprio, emprestado ou de lan houses . O fato é que o número de internautas cresceu muito, e grande parte destes estão sujeitos à práticas de crimes virtuais, principalmente pela falta de informação. O marco civil, art. 26 aponta para a necessidade de desenvolvimento de práticas educativas que possibilitem o uso da internet de forma consciente, responsável, com base em valores indispensáveis à vida em sociedade.
  13. Opinião
    A internet é, sem dúvida alguma, importante meio de inclusão social. Se utilizada nas escolas, por exemplo, torna-se forte ferramenta nos estudos.
    Na maioria das vezes o aluno, carente em recursos financeiros, que não tem à sua disposição um computador ou equipamento equivalente, tem diminuída sua chance de adquirir conhecimentos.
    1 concordou

  14. leonardo castro uchoa
    Opinião
    A atual sociedade brasileira assiste um avanço tecnológico e consequentemente os seus benefícos. Tais benefícios são reforçados com o Marco Civil da internet quando coloca como um dos seus objetivos, ao prever no seu art.26,27 e 28, a internet como fator de inclusão. Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, bem como aumetar e produzir conhecimentos. Com isso, podemos afrimar que a inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos em nível mundial e ocorretes desde as últimas décadas.
    2 concordaram

  15. Opinião
    O governo brasileiro ainda precisa ter mais atenção para inclusão social, quando se refere a internet, pois, apesar dos avanços, os serviços oferecidos de internet continuam caros, as redes móveis lentas, existem ainda locais que serviço é indispensável.
    Nas escolas, por exemplo, falta uma política de informação e de ética, porque não é preciso que o aluno aprenda só a navegar, mas educá-lo como ética e conhecimentos necessários para que a ferramenta possa ser melhor desenvolvida, até porque é um meio diverso de novidades, notícias, jogos educativos, culinária. É necessário propor acessibilidade, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda e possibilitando condições de acesso de todos os lugares seja ele físico ou virtual. Porque incluir um cidadão digitalmente não somente “alfabetizá-la” em informática, mas sim fazer com que o conhecimento alcançado por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Apenas colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.
    1 concordou

  16. Opinião
    Com essa revolução tecnológica que vivemos hoje, a tecnologia tem um papel fundamental para o desenvolvimento social. A utilização da internet pela sociedade representa uma evolução da tecnologia. Com o uso da informática o ensino se tornou mais dinâmico, possibilitando uma transformação no cenário que antigamente era visto, promovendo um aprendizado maior e um desenvolvimento no ensino por conta de sua facilidade. A internet oferece uma grande ajuda no estudo, permitindo um maior conhecimento adquirido e o principal fator que faz com que essa busca maior pelo conhecimento tenha aumentado, e à expectativa de conseguir um emprego. Esse estudo passa a ser cada vez mais importante, pelo fato de que hoje em dia o trabalho tem novas exigências, exigindo novas qualificações.
    Todas essas funcionalidades e maiores oportunidade facilitam ainda mais o ingressamento daquelas pessoas de baixa renda, criando ainda mais oportunidades para aqueles que não têm condições de arcar com os altos custo de ensino hoje existentes.
    Portanto, é de suma importância a internet como fator de inclusão social, assim como, que essa facilidade possa ser usufruída por todo, tendo uma maior abrangência em nossa sociedade e que todos os cidadão tenham as mesma oportunidade.
    1 concordou

  17. Opinião
    Acredito que a internet até certo ponto inclui pessoas. Observamos nos últimos anos um significativo aumento de pessoas que tem acesso a essa tecnologia, que a utiliza de forma correta e muitas vezes proporciona uma melhor qualidade de vida. Por outro lado, algumas pessoas tem deixado de conviver mais de perto umas com as outras, gerindo o distanciamento, visto que até as crianças não interagem mais umas com as outras por meio de brincadeiras comuns no passado. Não devemos pensar no marco civil apenas como normas que vai regular e punir as condutas tidas como crimes na sociedade que envolve a internet. É hora também de pensarmos em educação na hora de utilizarmos essa importante ferramenta. Saber usar de forma correta é o objetivo que todos devemos ter na hora de ensinarmos aos nossos filhos a utilizar a internet, com isso proporcionará a cidadania e a inclusão de forma educada.
  18. Opinião
    A minha opinião é que estão confundindo acesso a internet com inclusão digital, desta forma uma nada se parece com a outra são heterogêneas, a inclusão digital parte do principio de promover, oferecer condições de acesso e principalmente ensinar a população um uso responsável da rede, desta forma incluindo e propiciando que a população seja de fato incluída ao mundo digital.
    A promoção simplesmente do acesso, promove a população uma desenfreada liberalização da rede, propiciando o uso irresponsável da mesma, devido a falta de uma formação prévia que seria indispensável para o uso correto da rede, desta forma configurando o mau uso dos benefícios da internet.
    Acredito que o projeto do governo federal junto as prefeituras municipais dos telecentros comunitários são de fato a melhor forma de inclusão digital da população brasileira, pois ensinamentos prévios devem ser a base para a população que não possui contato com a rede, utilize de forma responsável.
  19. Opinião
    Uma das grandes benesses da inclusão digital, é possibilidade de aproximação entre o Estado e seus cidadãos, pois rompe com as barreiras formais, com os protocolos e com o distanciamento físico. É brilhante a possibilidade facultada ao cidadão, de no conforto de sua casa, no tempo que melhor lhe convier, poder acompanhar a forma como está sendo operada a máquina estatal. Ter acesso aos “Portais da transparência”, à transmissões em tempo real de sessões nas câmaras municipais, estaduais e federais, dentre outras possibilidades de acesso às informações, nos colocam num momento ímpar, no que concerne ao exercício da democracia. Porém, nos causa grande pesar observarmos que apenas uma ínfima parcela de nossa população utiliza-se destes canais. Na oportunidade que ora nos é ofertada, de traçar diretrizes de utilização da internet, cumpre-nos fomentar uma mudança de comportamento pautada na ampliação do diálogo entre o povo e seus representantes, para que estes últimos desempenhem o papel fundamental que vos foi confiado, de representar as aspirações e anseios dos primeiros.
  20. Opinião
    A internet é uma das modernas ferramentas criadas pelo homem que em menos de uma década revolucionou o mundo. Através de mídias sociais e redes de compartilhamento, obtivemos a inclusão rápida de várias classes sociais no uso desta ferramenta. O seu barateamento favoreceu com que em qualquer parte do mundo as pessoas tivessem acesso ao conhecimento, às notícias em tempo real do mundo todo através do jornalismo obtivessem suas impressões do mundo. Baseado nessa capacidade inclusiva e igualitária, onde por trás de uma tela não se mede a capacidade aquisitiva, a cor ou muito menos a imagem das pessoas, ela é sem dúvida a ferramenta mais inclusiva do mundo moderno.
  21. Opinião
    O problema é que tem falta de iniciativa por parte do Governo, ou seja, não há políticas públicas específicas. Ocorre que o mesmo privatizou as empresas de Telecomunicações, e estas optam por regiões que a atraiam economicamente, deixando-as de lado e continuando sem acesso a tal tecnologia.
    De acordo com o art.4º da nova Lei 12.965/2014 todos têm direito ao acesso à internet, como também acesso à informação e conhecimento através deste meio de comunicação. Ou seja, a lei propõe que haja uma inclusão digital na sociedade brasileira, sendo de fácil acesso. O governo deve promover programas que garantam o efetivo acesso á internet para a população, como expõe o inciso III do artigo citado.
    Entendo que a lei referida tenha vindo para solucionar total ou em parte a carência de acesso a internet, já que o objetivo dela e promover esse direito.
  22. Opinião
    De fato, nos últimos anos houve uma especie de popularização do acesso a internet. O que significa dizer que o acesso a informação deixou de ser um privilegio de alguns e passou a ser um direito de todos.
    Partindo desse entendimento, acredito que, com a regulamentação que vem sendo implementada, o nosso país dará um passo significativo na democratização da informação e na inclusão social. Contudo, será necessário que o Estado fomente essa inclusão através de politicas publicas capazes de facilitar esse acesso, principalmente, quando ele estiver voltado a educação.
  23. Opinião
    A pauta acima foi feliz em suas afirmações. A internet hoje, funciona como um meio hábil capaz de transmitir ao mundo de maneira genérica e igualitária informações jamais trabalhadas por outros meios de comunicação. Feito isso ela funciona como instrumento aproximador dos indivíduos, levando educação, informação e conhecimentos sem escolher seu público pela cor, posição social ou pelo nível intelectual. Diante disso, o Marco Civil veio para tratar de forma equitativa o uso da internet, atribuindo a todo e qualquer individuo que utilize os serviços cibernéticos uma regulamentação pariforme. O objetivo maior seria exatamente a inclusão social, já que existe tantos outros fatores que nos distancia uns dos outros. Finalmente, o crescimento desmedido do uso da internet devido as maiores facilidades para obtenção desse serviço, nos permite discussões, afirmações e interações de igual para igual, sendo para o Estado um desafio social e de grande relevância ampliar o acesso a esses meios digitais através das politicas públicas como forma de contrabalancear as desigualdades encontradas em outros setores do nosso país e do mundo
  24. Opinião
    Bem verdade que a inclusão social através da rede de computadores abrange um leque inimaginável de informações, pois devido ao fato que não há, ou melhor, não deveria existir uma barreira para o acesso desse mundo digital por parte da população. Para que ocorro essa Inclusão Digital, primeiramente devemos considera-la como um Direito Fundamental assim como o direito à informação, à luz, à privacidade, dentre outros previsto na Constituição Federal de 1988. Com isso o governo poderá planejar e elaborar políticas públicas específicas. Um exemplo de projeto implantado pelo Governo que podemos mencionar é o chamado Computador para todos, voltado para especialmente para a classe C, com o objetivo da oferta de computadores e acesso à Internet a preços subsidiados, com obrigatoriedade de software livre. Lembrando que só com isso não poderíamos chamar de Inclusão digital, mais sim como um facilitador dessa caminhada.
  25. Opinião
    De fato, vem se observando uma significativa expansão no uso da internet, independente da classe social. Mas, também percebe-se que, muitas pessoas carentes não desfrutam de tal tecnologia, visto que, possuem outras prioridades mais simples, estão mais preocupadas com outras coisas… Primeiramente, o Governo deveria criar políticas públicas para incentivar o uso da internet em toda parte do país, dentro da realidade, fornecendo ferramentas necessárias para a população carente que não tem acesso à internet. Deste forma, iria diminuir muito o trabalho das pessoas, aumentando o seu tempo livre, melhorando as condições de vida com a inclusão digital, fazendo todos iguais perante a rede.
  26. Opinião
    A inclusão digital vem para facilitar a comunicação entre as pessoas, simplificando e potencializando a vida de todos. Nos dias atuais o direito à internet e às novas tecnologias digitais devem ter a mesma importancia dos demais direitos que a constituição dispoe. A constituição diz que somos todos iguais perante a lei, em simetria com a internet, também somos todos iguais fazendo uso da rede, ainda mais iguais pois não há diferença entre raças, sexo, religião, garante mais ainda o acesso a deficientes fisicos, portanto, o marco garantirá uma nova era digital.
  27. Opinião
    A inclusão digital no Brasil é uma excelente opção para que a internet sirva como uma ferramenta acessória na educação da população, pois o mundo virtual tem uma enorme facilidade para que vários assuntos possam ser discutidos, e também para que dúvidas sejam sanadas. Porem a inclusão digital deve ser aliada a uma educação que vise extrair aquilo que o mundo virtual tem de melhor para oferecer como cursos, artigos científicos, saúde e novas tecnologias ai sim ótimos frutos seriam colhidos dessa inclusão digital. Portanto para essa inclusão possa ser feita de maneira eficaz, profissionais capacitados e treinados devem ser tidos como a ferramenta mais importante desse projeto, pois eles serão a bússola norteadora dessa nova geração que é a geração virtual.