Pauta em discussão

Prazo encerrado

É este o momento de discutir o Marco Civil da Internet? Temos democracia para isso?

Discussão criada por gabriel em 11/02/15

Tema: Outros temas e considerações

Questiono a utilidade e a priorização deste tem em detrimento de outras questões muito mais relevantes e urgentes que afetam nosso país.

O governo federal tem limitações financeiras, ideológicas, doutrinárias, de logística e de capacidade de gestão que o tornam incapaz de resolver os inúmeros problemas que afetam a população brasileira.

O Ministério da Justiça, em particular, deveria ser uma das instituições mais ativas na busca de soluções para a guerra civil não declarada que vivenciamos há décadas (para ciência: o Brasil é o 13° país em mortes por arma de fogo per capita e o primeiro lugar absoluto no número de mortes por assassinato no mundo todo).

Além disso, está no poder desde 2002 um grupo político cuja doutrina política é contrária à democracia, buscando a implementação de uma hegemonia política e de pensamento e um projeto de poder de longo prazo sem contraponto relevante, conforme descrito detalhadamente nas próprias resoluções partidárias disponíveis para consulta pela internet.

Haja vista a já implementada política de financiamento preferencial de veículos de informação e corporações midiáticas com recursos públicos condicionada ao alinhamento ideológico com os objetivos partidários dos contratados e a contratação e treinamento de pessoas a fim de distorcer, empobrecer e aviltar os foruns de discussão política e as redes sociais desde a chegada ao poder do grupo atual, questiono se há segurança institucional e razoabilidade para pôr em discussão a liberdade de expressão na internet neste momento.

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    é bastante preocupante no momento que vivemos com um governo prol socialista / comunista simpatizante com o que ocorre na Venezuela , Cuba , china , russia…

    temos corrupção, inflação , falta de agua e luz, desvalorização do real e alta do dolar etc.
    o governo não é capaz de administrar o que lhe compete
    e quer mexer com a internet que funciona muito bem.

    1 concordou
    4 discordaram

  2. Opinião
    Sim, este é o momento p/ se discutir o Marco Civil. Precisamos regular e proteger a internet em prol do usuário.
    Faz parte de um governo administrar e seguir adiante com diferentes temas. Não há sentido algum em esperar.
    7 concordaram

  3. Opinião
    Apesar de tudo que foi levantado pelo autor do tópico, na minha opinião, a discussão é necessária. Isso porque o contexto de criação do Marco Civil da Internet envolve, sobretudo, o contemporâneo questionamento sobre a amplitude da liberdade, da privacidade, da regulação e da democracia na rede. E, diante disso, o legislador não pôde permanecer inerte e legislou afim de reforçar tais valores na internet. Uma pena que erraram muito e usaram expressões vagas tais como “boas práticas” e “finalidade social da rede”, que garantem um poder subjetivo ao Estado, o qual não deveria, em tese, existir…
    3 concordaram

  4. Opinião
    Sou solidário ao autor do tópico. Nossa democracia é cada vez mais obscura, mas acredito que é momento para discutir, ainda que no fundo acredite que a regulamentação já está toda pronta e isso é mais “para inglês ver” do que para influenciar de fato um projeto.
    1 discordou

  5. Opinião
    O Marco Civil da Internet é considerado por muitos uma “Constituição da Internet” e por isso precisamos delimitar seus campos, principalmente esclarecer pontos para que não haja uma má interpretação da Lei.
    2 concordaram

  6. Opinião
    Se vc acha quer fortalecer a democracia brasileira, então esse é definitivamente o momento para se discutir marco civil e proteção de dados pessoais. Precisamos garantir uma regulamentação transparente e que garanta a liberdade de expressão, neutralidade da rede, entre outros tópicos importantes para que vc possa continuar a exercer sua cidadania com plenitude num mundo cada vez mais dependente da Internet.
    1 concordou

  7. Opinião
    Na minha opinião a discussão é completamente válida, independentemente do momento econômico ou social que se vive no país, afinal o tema está presente no cotidiano de todas as pessoas, de maneira direta ou indiretamente. Precisa-se firmar a regulamentação de todas as questões envolvidas com o tema, a fim de futuramente poder garantir os deveres e direitos de todos que de certa forma se utilizam da internet para diversos fins. Não é plausível esperarmos por um caus cibernético, para então, tomarmos providências.
    1 concordou