Pauta em discussão

Prazo encerrado

Iniciativas públicas para inclusão digital.

Discussão criada por Thiago da Silva em 29/04/15

De qual forma iniciativas publicas, promovera inclusão digital para o fomento de cultura digital e promoção da internet como ferramenta social, ainda há uma parte da sociedade que não tem acesso a internet, por falta de recursos econômicos para dispor dos serviços da mesma, e outra parte tem porem o serviço e ruim; e se todos tivessem efetivo acesso a internet, de quais artifícios se usaria as iniciativas publicas para incentivar ao uso correto da mesma: como ferramenta social para aumentar seus conhecimentos, ao invés de utilizarem como mero entretenimento?

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    Por meio de incentivos econômicos para a promoção de cursos online, como de línguas estrangeiras, bem como do nosso próprio idioma tambem, cursos de formação técnica, de informática, entre outros. Com a construção de um grande centro de treinamento, direcionando o atendimento de classes menos favorecidas, tendo a internet como a principalmente ferramenta para promover a propagação do conhecimento, faria com que fosse despertada não só a curiosidade de jovens, mas tambem a de idoso que a cada dia mais aumentam como usuários da era digital. Com o devido acompanhamento e fiscalização, seria possível obter maior proveito do uso da internet, capacitando à todos e dando maior segurança para o manuseio da internet para fins acadêmicos.
    2 concordaram

  2. Opinião
    Uma das formas de inserir a população mais carente, seria a inclusão de computadores com acesso a internet nas escolas, sendo que tendo um profissional especializado para ministrar aulas da grade curricular dos alunos, não utilizando a internet para o lazer, mas mostrando os vários ramos que ela pode abranger, e o quais as funções reais dela. Saindo do âmbito dos alunos, a escola abriria suas portas alguns dias a noite para ensinar aos pais e demais da comunidade, o mesmo que é ensinado aos alunos e tais instrumentos ficariam disponíveis a sociedade no geral.
    Se não houver escola próxima, que sejam criados cybers públicos, sem restrições, e com professores de plantão com o fim de encaminhar e inserir os leigos, no mundo digital.
    Esse projeto seria levado a todos os lugares, até mesmo os de difícil acesso, dando oportunidade a todos sem distinção.
    Sabendo que, para que isso ocorra, deve-se haver um bom incentivo financeiro por parte do Governo Federal, realizando parcerias, com empresas que possam está ligadas diretamente a provedores de internet, computadores e etc.
    2 concordaram

  3. Pedro Henrique Bezerra Maia
    Opinião
    O passo Inicial para que possamos promover a Inclusão digital no Brasil, seria a melhoria das condições de vida de boa parte da população, dando educação de qualidade, para que eles possam utilizar as novas tecnologias com efetividade e consciência do porque estão aprendendo a usa-lá e quais benefícios essa ferramente poderá trazer para sua vida. Outro ponto que deve ser debatido em relação a inclusão digital, seria a redução de impostos que incidem na produção de produtos de informatica, fazendo com que o produto chegasse ao consumidor final com um preço acessível, visto que atualmente ainda é muito caro comprar um equipamento de informática, tais como computadores, notebooks no Brasil. dessa forma barateando o produto, este chegará a uma parcela maior da população.
    1 concordou

  4. Opinião
    Realmente, no Brasil o acesso a internet não se generalizou em todas as classes sociais, sendo que ,muitas pessoas não tem acesso a internet por privações econômicas pelos autos custos da tecnologia e pelo custo das redes de serviço que distribuem o sinal de banda larga, sem falar que o sinal de internet não alcança todo território brasileiro sendo que na zona rural dificilmente há acesse a internet, o que o pais poderia fazer era programas para baratear o custo desse meio de comunicação tao difundido na atualidade e formas de como distribuir de forma homogênea o acesso a internet para que alcance tanto zona urbana e rural e seria muito importantepara as pessoas que moram afastadas das cidades poderem ter acesso as informações sobre o mundo e usar a internet de forma a melhorar o seu desenvolvimento social.
  5. Opinião
    Não podemos deixar de ver que o Brasil, mesmo diante do cenário econômico atual, possui capacidade financeira para promover inclusão digital a níveis satisfatórios, porém, falta de atitudes políticas concretas e amarras legais transferem para um segundo plano a verdadeira relevância que a inclusão digital tem no desenvolvimento humano. É importante que o processo decisório de uso dos recursos seja pluralista, transparente e democrático, garantindo prioridade a projetos inovadores originados nas comunidades ou com a máxima participação popular. As oportunidades que se abrem devem ser melhor aproveitadas pelo Estado e pela sociedade civil para que se consolide uma “sociedade da informação” mais equitativa.
  6. Opinião
    Por meio de um processo educativo e cultural, uma vez que se faz necessário que se quebre o paradigma existente. Assim sendo, é preciso primeiramente, melhorar a qualidade dos serviços prestados e a posteriori incentivar por meio de planos, programas e projetos a utilização da internet em prol da geração de conhecimentos e não apenas para o entretenimento. No entanto, não podemos esquecer que vivemos no sistema capitalista onde tudo é mercatilizado. Assim acreditamos que não basta apenas possibilitar o acesso a rede de computadores ou doar os equipamentos aos mais carentes, é necessário, pois, que sejam realizadas ações que culminem na formação desses usuários, através de cursos básicos de informática ate cursos profissionalizantes que possam propiciar a geração de emprego e renda aos mesmos.
  7. Opinião
    Atualmente temos a internet como referencia nos processos de educação, comunicação, trabalho e socialização das pessoas. Entretanto, ter acesso a essas tecnologias se tronou sinônimo de participação na sociedade. Por esse motivo, e importante que se promova a inclusão digital através de politicas publicas e parcerias publico privadas na promoção de cursos gratuitos e programas de inclusão nas escolas que permitam o acesso e desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e adultos, bem como, a realização de atividades recreativas, culturais e profissionalizantes em todas as comunidades. Desse modo, ira criar oportunidades para que todos os cidadãos possam se desenvolver e ter melhores condições de vida. Tudo isso, apenas partindo da premissa de que o acesso a tecnologia deve deixar de ser um privilegio de alguns e se torne um direito de todos indistintamente.