Como é de conhecimento de todos, as políticas de inclusão digital foram criadas para suprir, prioritariamente, as pessoas que não tinham condições de acesso ao mundo digital – tecnologia da informação. Atualmente as comunidades carentes ainda encontram-se distante do mundo digital e muitas são refens das lan houses fincadas dentro destas comunidades que cobram valores abusivos para que as crianças possam acessar a internet, por exemplo. Diante desta realidade, minha proposta de pauta é que o governo estude uma forma de disponibilize internet gratuita [wifi] em locais com grande concentração de pessoas, como: shopping, terminais rodoviários, ferroviários, metroviário etc. No caso dos ambientes particulares, como os shoppings, o governo poderia criar incentivos para estimular a implantação da internet gratuita [wifi]. Muitas pessoas utilizam os gadgets – smartphone, tablets etc – em substituição aos computadores pessoais para acessar a rede dado a sua praticidade, e também porque os mais carentes não tem computador mas tem um tablet ou smartphone. Outro ponto que corrobora para esta iniciativa, é o tempo que as pessoas ficam ociosas nestes locais de grande concentração de pessoas aguardando a condução, por exemplo. Se tivesse wifi gratuita poderiam estar navegando na internet e se familiarizando cada vez mais com o ambiente digital.
Vamos Brasil… Eu tenho fé…
Nos últimos anos a inclusão digital, entendida como instituto democratizador do acesso as tecnologias da informação, passou a ser um indicador importante no quadro de desenvolvimento de qualquer país. Essa inclusão digital visa à inclusão de todos, na sociedade da informação, em especial as pessoas de baixa renda.
O Marco Civil da internet assegura papel de cidadão, bem como favorece o exercício da cidadania digital. Dentro dessa realidade, o Brasil já vem buscando desenvolver ações dirigidas à inclusão digital, principalmente com os idosos, pessoas com deficiência, população de zonas de difícil acesso. Ao meu ver, é preciso mais ainda, incentivar a inclusão digital como oportunidade de crescimento do conhecimento, além do incentivo à sustentabilidade, comunicação eficiente entre as pessoas, entre tantas outras possibilidades.
Só é necessário um mínimo de tecnologia para garantir a visualização da publicidade antes da conexão e a regulamentação de repasse das verbas de publicidade para operadoras.