Pauta em discussão

Prazo encerrado

INTERNET GRATUITA [WIFI] EM LOCAIS COM GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS

Discussão criada por Flavio Mosafi em 24/04/15

Como é de conhecimento de todos, as políticas de inclusão digital foram criadas para suprir, prioritariamente, as pessoas que não tinham condições de acesso ao mundo digital – tecnologia da informação. Atualmente as comunidades carentes ainda encontram-se distante do mundo digital e muitas são refens das lan houses fincadas dentro destas comunidades que cobram valores abusivos para que as crianças possam acessar a internet, por exemplo. Diante desta realidade, minha proposta de pauta é que o governo estude uma forma de disponibilize internet gratuita [wifi] em locais com grande concentração de pessoas, como: shopping, terminais rodoviários, ferroviários, metroviário etc. No caso dos ambientes particulares, como os shoppings, o governo poderia criar incentivos para estimular a implantação da internet gratuita [wifi]. Muitas pessoas utilizam os gadgets – smartphone, tablets etc – em substituição aos computadores pessoais para acessar a rede dado a sua praticidade, e também porque os mais carentes não tem computador mas tem um tablet ou smartphone. Outro ponto que corrobora para esta iniciativa, é o tempo que as pessoas ficam ociosas nestes locais de grande concentração de pessoas aguardando a condução, por exemplo. Se tivesse wifi gratuita poderiam estar navegando na internet e se familiarizando cada vez mais com o ambiente digital.

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    Como já é do nosso conhecimento, a inclusão digital desempenha um papel de grande relevância para o meio social, pois é através desta que há a inserção de indivíduos na sociedade da informação. Por ser um tema que gera bastante polêmica em vários aspectos, podemos afirmar que ela é algo necessário às pessoas, já que hodiernamente para quase tudo se utiliza a internet. Um ponto que chama bastante atenção é que a maioria da população não participa dessa inclusão digital, embora ela já tenha ganhado uma grande proporção. Destarte, para que a inclusão seja realmente efetivada , ela deve estar acompanhada de uma proteção jurídica, ou seja, deve estar consagrada como um direito fundamental, pois dessa forma deixaria de ser taxada como “exclusiva” e todos os indivíduos teriam acesso à internet sem complicações.
    8 concordaram

    • Opinião
      Alania concordo plenamente com você, principalmente, quando você coloca que é através da inclusão digital que os indivíduos são incluídos na sociedade da informação. Concordo também quando você fala: “que a maioria da população não participa dessa inclusão”. Bom, acho que estamos no caminho certo, por estarmos fomentando o debate e propondo soluções para a sociedade. Espero que as autoridades de fato escutem a sociedade. Não só crie um canal de comunicação para dizer que ouviu o povo mas na verdade as proposições para solucionar os problemas já estão prontas e engavetas para mostrar no momento oportuno. Alania, fico feliz com seu esclarecimento, parabéns.
      3 concordaram

  2. Opinião
    É de suma importância o tema, visto que um dos objetivos do Marco Civil da Internet é promover o acesso á internet por todos (art. 4º, I). Embora polêmico o assunto, várias formas de inclusão podem ser desenvolvidas para que todos venham a ser parte desse processo. Muitas cidades brasileiras já criaram projetos para fornecer internet gratuita em locais públicos, isso tem mostrado bons resultados, garantindo que o maior número de pessoas tenham acesso. Vale lembrar também que é necessário desenvolver um regulamentação jurídica para efetivação desse benefício.
    3 concordaram

    • Opinião
      Ola Mateus, faço das suas as minhas palavras, mas tambem tenho observado um grande contraste no acesso a tecnologia em nossa sociedade. As crianças de classe média e alta ja começam interagir com a tecnologia da informação a partir de tres anos aproximadamente. Vejo elas utilizando tablets, smartphone dos seus pais com maior facilidade, o que lhes dao uma vantagem competitiva no futuro em relação as crianças que não tem. Na minha opinião isto os coloca na frente das crianças menos favorecidas, sem exageros, é claro. Portanto acho que esta pauta que estamos debatendo é a cara do povo e como você colocou com muita propriedade, é fundamental uma regulamentação deste benefício.
      2 concordaram

  3. Opinião
    Seria importante e gratificante para a população brasileira o acesso gratuito à internet através de redes Wi-fi, tanto para a promoção da inclusão digital, como para a comodidade e a interatividade no entretenimento, além de amplificar os meios de comunicação, nos espaços públicos e/ou privados citados acima. Porém seria de extrema relevância um aumento no investimento concomitante em segurança pública, já que com a facilidade de acesso à internet, os aparelhos móveis como notebooks, tablets e smartphones ficariam expostos, ampliando a vulnerabilidade dos usuários a crimes patrimoniais como roubo, furto e diversos outros crimes.
    6 concordaram

    • Opinião
      Ola Cinthya concordo com você quando diz que deve haver mecanismos de segurança – leis e outros instrumentos – que deem mais confiança para aos usuarios da wifi gratuita. Outra parte do seu texto que achei muito interessante, foi quando você citou que esta iniciativa ajudara na promoção a cultura/entretenimento, até porque a lei do Marco Civil diz que o governo deve incentivar a cultura e a cidadania – artigo 24; inciso IX
      4 concordaram

  4. Opinião
    Outro ponto importante e que acho que vale a pena explorar, é o uso de wifi gratuita nos aeroportos. Ele é, atualmente, frequentado por pessoas de todas as classes sociais, portanto a implantação de wifi gratuita nos aeroportos será um grande passo para inclusão digital. Como os colegas colocaram anteriormente, existem outras questões que são sine-qua-non para efetivação desta empreitada, como: política de segurança da informação; regulamentação etc. Um projeto desta monta, deve ser exaustivamente debatido e implantado um modelo para identificar os pontos de melhoria e acompanhar a aderência da população. Pelo que tenho observado, e não tenho nenhuma dúvida, de que os lugares onde tiver wifi gratuita, será um ambiente para construção de novas redes sociais físicas e virtuais.

    Vamos Brasil… Eu tenho fé…

    1 concordou

  5. Opinião
    A ampliação de disponibilidade de internet gratuita WI-FI em ambientes públicos seria um grande avanço social no país, sabendo que na própria lei do Marco Civil da internet expressamente aborda que uma de suas finalidades é promover acesso a internet á todos. Desta forma, surgem pontos favoráveis e pontos contras, a disponibilidade de internet para todos vem com a finalidade de integrar o individuo ao âmbito digital independe de sua classe social. Porém como foi questionado anterior sobre a segurança pública digital, sabemos que temos uma deficiência quando se fala na segurança dos usuários de internet, aos crimes por exemplo. Certo, que a demanda dos usuários interessados em acessar qualquer serviço ou informação é de extrema relevância, mas o governo disponibilizando internet em locais públicos ou em seus concessionários teria que pensar em uma forma de proteger o mesmo individuos que são submetidos aos direitos à segurança, o de resposta e indenização por dano moral, material e à imagem.
    3 concordaram

    • Opinião
      Olá Fabiola, concordo que devemos ter cuidado com a questão dos crimes digitais que poderiam ocorrer com a popularização do uso da internet gratuita, em especial, nos locais públicos como estamos debatendo aqui. No entanto, os crimes digitais já são tipificados e tratados no código penal. Uma proposta para reduzir o risco de crimes digitais e evitar que o cidadão haja de forma irresponsável na rede, seria trabalhar um programa de conscientização da população, alertando que liberdade rima com responsabilidade, e no caso da postagem de um ilícito prejudicará quem postou. Hoje já funciona assim. Vejo sua colocação com bons olhos e de extrema relevância para o debate, mas também acho que tais ações serão consequência da disponibilização da internet gratuita. Acredito que temos que dar um primeiro passo, que é fomentar a inclusão digital por meio da disponibilização de internet gratuita em locais de grande concentração de pessoas. E outros passos, seria abordar questões que viriam como consequência do assunto principal. Outro ponto bom, eu acho, vai ser fortalecimento dos comércios locais, como por exemplo: aumento na venda de smartphones e tablets… por aí vai…
      1 concordou
      1 discordou

  6. Opinião
    Flavio Mosafi, infelizmente tenho que discordar com uma de suas colocações, quando você diz: “Acredito que temos que dar um primeiro passo, que é fomentar a inclusão digital por meio da disponibilização de internet gratuita em locais de grande concentração de pessoas. E outros passos, seria abordar questões que viriam como consequência do assunto principal.”. Ao meu modo de ver, seria uma grande irresponsabilidade primeiramente liberar o acesso à internet em locais públicos, para apenas depois que o dano for causado, pensarmos em meios de proteção. Ora, não seria mais interessante sermos precavidos? Acredite, eu certamente apoio a inclusão digital, de modo que concordo como todos aqui, que trará imensurável contribuição para o país. Contudo, a liberação da internet em locais públicos não é algo que deveria ser feito sem nenhuma política prevencionista, visto que as facilidades para pessoas se mascararem na internet são infinitas. Destarte, vale ressaltar que é importante sim o acesso à internet por todos, todavia, de maneira responsável, de modo que garanta o uso seguro pela população, que também precisará ser educada para não se tornarem alvos fáceis para os usuários mal intencionados, e não dependerem apenas do maquinário do Estado para proporcionar a proteção de cada um.
    2 concordaram

    • Opinião
      Prezado Lucas, boa noite! Primeiramente gostaria de registrar que o contraditório é importante para reformulação das ideias. Este tipo de manifestação é saudável e sempre deve ser colocada pelas pessoas, mesmo que possa transparecer certa irreverência, que não foi o seu caso, acabam sendo boas porque um debate desta importância só se justifica quando há contestação. Portanto, agradeço por sua sinceridade. Quanto a sua ponderação, acho que faz sentido, mas eu confesso que me expressei mal e por isso gerou este entendimento contraditório. A ideia que eu realmente quis passar foi que em um primeiro momento, nós pensássemos onde poderíamos disponibilizar a internet gratuita – metrô, trem e etc. E logo em seguida, pensarmos no como fazer. Mas pensando melhor, concordo com você, poderia ser feito tudo em uma tacada só. Por outro lado, tenho a preocupação de ter que tratar tantas variáveis para implantar a internet gratuita que inviabilize o projeto. Defendo a tese de pensar em uma solução mais simples, observando as questões básicas, como você relatou, mas no decorrer da implantação, fossem feitos os devidos ajustes para uma solução mais robusta e completa. Tipo um PDCA.
      1 concordou

  7. Opinião
    Outro ponto importante seria a implantação de Wifi gratuita no interior das conduções basicas como ônibus, trens, metro. Por exemplo, os onibus sao uma concessão do governo. Poderia haver uma negociação do governo com as empresas para prover acesso a rede gratuitamente para seus usuarios.
    1 concordou

  8. Opinião
    Entende-se por inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, o acesso às tecnologias de informação e comunicação. Vale ressaltar que Incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores, além de melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade. Contudo, embora a grande proporção dada a essa matéria, inclusive com iniciativas importantes tanto federais, quanto estaduais e municipais, uma enorme parcela da população não participa dessa inclusão. Deve haver por parte do governo, mais investimentos nesse sentido, bem como se faz necessário investir em políticas públicas de inclusão social para que esta seja realmente efetivada e consequentemente possa alcançar a finalidade que almeja.
    4 concordaram

  9. Marco civil na internet
    Opinião
    Concordo plenamente com o texto, que a inclusão digital é a principal forma de garantir a todas as pessoas o acesso a informação e a comunicação, incluindo principalmente as pessoas de baixa renda, é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas, na medida que facilita suas atividades do dia a dia (como compras por lojas virtuais, cursos e faculdades aecnologiaa distância, serviços bancário, entre outros fazEndo uso desta tecnologia. Em relação ao uso de Wifi gratuitos acredito que a inclusão se daria de forma mais efetiva ressaltando que as classes baixas não possue esse acesso amplo como a inclusão propõ, a partir do momento que o acesso a internet se torna caro, então a implementação de políticas públicas de inclusão social como o Wifi gratuito com o objetivo de realmente efetivar e alcançar essa finalidade da inclusão. Mas um cuidado deverá ser tomado em relação a segurança pública deste meio, pois vários dispositivos estaram conectados a essa rede e sujeitos a qualquer perigo, junto com esta ideia deverá ser implementado mecanismo que protega essa vulnerabilidade. Mas acredito sim como um meio de avanço para nossa sociedade e instrumento de informação, educação, inclusão socia. pois apesar da nossa sociedade estar bastante avançada às diferenças sociais ainda é uma problemática.
    1 concordou

    • Opinião
      Os cuidados com a segurança publica da wifi gratuita a qual estamos propondo e que você esta alertando, de fato é um fator importante e que deve ser observado na fase de projeto. Como toda inovação, que traz benefícios para sociedade, tem seus pontos positivos e negativos. Por essa razão, este é um ponto que devemos atentar. Agora, por outro lado a de se convir, que a disponibilização de internet gratuita nestes locais de grande concentração de pessoas seria uma excelente iniciativa por parte do governo. Afirmo isso porque quando estava pesquisando sobre o tema, percebi que muitas pessoas ficavam na rua procurando onde tinha gratuita para poderem navegar na internet com seus tablets e celulares. Outro ponto que identifiquei pesquisando e vou postar um texto neste fórum, foi um projeto no governo koreano, onde as pessoas que estavam aguardando o metro na plataforma de embarque faziam compras de mercado via seu celular. A ideia é muito simples: o metro disponibilizou wifi gratuita para seus usuários e enquanto eles esperavam a condução chegar faziam compras pelo celular para serem entregues em sua casa. A novidade é a forma como eles compravam. O metro colocou a imagem do produto estampadas nas paredes onde geralmente os usuários ficam aguardando o embarque e pelo seu celular, via CR.CODE, fazem o pedido para entregar em sua casa. Explicando assim fica difícil de entender mas da uma olhada no vídeo no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=bGcIAvyM7iA
      1 concordou

  10. Opinião
    Com popularização da internet, esta hoje torna-se em minha opinião, imprescindível para a sociedade, pois oferece para seus usuários a praticidade na realização de diversas operações tais como, transações bancárias, socialização através das redes sociais, compras e o mais importante, acesso a informação. A ideia de disponibilização de internet gratuita em locais públicos é muito boa, no tocante a procurar maneiras de garantir que o máximo de pessoas possíveis, possam ter acesso a internet e a toda a sua comodidade, porém, devemos lembrar que nem todos que utilizam a internet são pessoas de boa fé, existindo sempre aqueles que se utilizariam da internet disponibilizada de forma livre, para realização de práticas criminosas na rede, uma vez que , todo aparelho ao conectar-se na rede gera um código identificador denominado I.P, sendo que , em ambientes onde a internet será coletiva, esse I.P será difícil de ser identificado pelos peritos, caso alguém cometa alguma pratica criminosa na internet acessando desse lugar. Portanto para que tal medida seja efetiva, deve-se de antemão, providenciar que tal rede coletiva seja segura para todos os usuários, e que não se permita o uso de tal benefício para praticas de crimes, crimes estes, que poderão ser: Sociais engineering e phishing, inserção ou difusão de códigos maliciosos,dano informático, entre outros.
    2 concordaram

    • Opinião
      Olá Carlos Breno, concordo com você e todos os colegas que estão debatendo o tema [wifi gratuita], que a segurança pública da rede é uma preocupação coletiva neste fórum. Agora gostaria de lembrar que uma pessoa mal intencionada sempre vai tentar burlar os meios de segurança para cometer ilícitos. Por outro lado, concordo você que temos que criar mecanismos de segurança que impeçam os mal intencionados de cometer tal ação criminosa. Outro ponto que gostaria de debater com os colegas, é que hoje alguns estabelecimentos já disponibilizam wifi gratuita para seus clientes, como restaurantes, outlets etc. Assim, o risco das pessoas utilizarem um benefício para praticar o mal já existe e gostaria de saber como eles registram qual dispositivo acessou a rede. O que poderia ser pesquisado é como eles trataram esta vulnerabilidade para servir de insumo para uma proposta de segurança para este projeto.
      1 concordou

  11. Opinião
    A Lei Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. Expõem em seu art. 4º que “A disciplina do uso da internet no Brasil tem por objetivo a promoção: I – do direito de acesso à internet a todos”. Sabemos, no entanto, que grande parcela da sociedade brasileira ainda não detém da possibilidade de acesso à rede.
    Nos últimos anos a inclusão digital, entendida como instituto democratizador do acesso as tecnologias da informação, passou a ser um indicador importante no quadro de desenvolvimento de qualquer país. Essa inclusão digital visa à inclusão de todos, na sociedade da informação, em especial as pessoas de baixa renda.
    O Marco Civil da internet assegura papel de cidadão, bem como favorece o exercício da cidadania digital. Dentro dessa realidade, o Brasil já vem buscando desenvolver ações dirigidas à inclusão digital, principalmente com os idosos, pessoas com deficiência, população de zonas de difícil acesso. Ao meu ver, é preciso mais ainda, incentivar a inclusão digital como oportunidade de crescimento do conhecimento, além do incentivo à sustentabilidade, comunicação eficiente entre as pessoas, entre tantas outras possibilidades.
    1 concordou

  12. Opinião
    A internet gratuita (wifi) em locais com grande concentração de pessoas, já seria um bom começo, alcançando assim, a parte mais carente da sociedade, esta também devendo utilizar a internet de maneira, a elevar seus conhecimentos nos mais variados assuntos, assim o tempo perdido, esperando o ônibus, ou metro, ou ate mesmo dentro do ônibus, seria aproveitado em leitura e conhecimento, assim aumentando seus conhecimentos gerais.
    1 concordou

    • Opinião
      Tiago essa é a ideia. Seria otimo se o governo em todas as esferas se sensibilizassem e investisse nesse projeto. Contudo é importante salientar que as questoes de segurança citadas pelos colegas anteriormente sao fundamentais para o sucesso desta empreitada. Como você reafirmou, o tempo que as pessoas gastam nas conduções indo ou voltando do trabalho poderia ser utilizado para elas interagirem na web. Um exemplo de implantação disso seria a prefeitura negociar com as empresas de onibus para criar incentivos na concessão do trajeto para que eles disponibilizem wifi gratuita. Existem varias formas de se implentar este projet, esta seria uma das muitas. Por isso peço aos colegas, em nome do progresso, que postem aqui suas ideias ou suas sugestões. É importante fomentarmos o debate para termos novas ideias.
      1 concordou

  13. Opinião
    Outro ponto que ajudaria a dar força a iniciativa em referência (disponibilização de wifi gratuita em locais com grande concentração de pessoas), seria permitir que novos negócios fossem formulados nestes locais. Por exemplo, na koeria foi elaborado um projeto onde as pessoas que estavam na estação aguardando sua condução podiam fazer compras como se estivessem em um mercado real. Após compra-las eram entregues em sua residência. A ideia do negócio é bastante simples: Eles identificaram que que as pessoas ficavam muito tempo ociosas nos locais de embarque aguardando sua condução chegar. Assim os comerciantes tiveram a ideia de trazer o supermercado para estes locais, e a ideia foi colocar imagens de gondolas com os produtos coladas nas paredes dos locais de embarque, simulando uma prateleira de mercado de verdade com um código QR-CODE associado em cada produto. Daí as pessoas com seu smartphone apontam para o produto que desejam comprar e clicam na função adicionar a sua lista, simples assim. A iniciativa foi muito bem sucedida porque reduziu o numero de pessoas nos mercados fisícos e possibilitou comodidade para as pessoas. O projeto só foi possível porque as pessoas tinham acesso a rede dentro dos terminais. Esta é uma ideia de muitas outras que podem surgir, mas o que importa, é poder manifestar nossas ideias. Segue o link para vocês verem como funciona o projeto da korea: https://www.youtube.com/watch?v=bGcIAvyM7iA
    1 concordou

  14. Julian Carlo Fagotti
    Opinião
    Muito boa ideia! O financiamento destas áreas de wifi gratuito poderia funcionar como as tv aberta, com um anúncio de publicidade a cada 30 minutos de conexão, para subsidiar os custos para as operadora. Imaginem o potencial deste tipo de publicidade em estágios de futebol, megaeventos, nos transportes coletivos, etc. E acessível para o pequeno comércio que poderá fazer sua pulbicidade absolutamente direcionada em relação a eventos e/ou região.
    Só é necessário um mínimo de tecnologia para garantir a visualização da publicidade antes da conexão e a regulamentação de repasse das verbas de publicidade para operadoras.
    1 concordou

  15. Opinião
    Concordo com o posicionamento de implementar wifi me locais públicos de grande concentração, por acreditar que democratizaria o acesso. Todavia, geralmente os serviços prestados são de péssima qualidade. Desta feita, é importante garantir o acesso de fato, aumentando, para tal, a velocidade dos provedores e possibilitando também o barateamento dos smartfones para que a classe menos abastardas tenha acesso de fato.
    1 concordou

  16. Opinião
    O voto de Flavio Mosafi foi registrado no sistema