Pauta em discussão

Prazo encerrado

Neutralidade da Rede

Discussão criada por gomesdebora1 em 29/04/15

A neutralidade da rede é uma imunidade do usuário. Ou seja, uma garantia de que os pacotes dados que circularem no espaço cibernético será tratado de forma isonômica, sem qualquer distinção, podendo ser político, religioso, ou relacionado a qualquer outro gênero, enfim.Sem a neutralidade da rede, o provedor de conexão poderá escolher por você o que pode acessar e o que não pode, priorizando o acesso a determinados sites com quem tenha algum acordo comercial ou que sejam do interesse da empresa, em detrimento de outros. Ou até mesmo fornecer acesso a um site X, mas não a outro site Y. Ou que o acesso ao site Y seria bem mais lento, do que o acesso ao site X.

A Lei do Marco Civil em seu art. 9º defende o tráfego dessas informações e dados sem discriminação. Uma indagação importante: Quem irá regulamentar a neutralidade da rede?

Nesse mesmo artigo, há algumas exceções da neutralidade como por exemplo o uso de IP (VoIP),  o Skype, ou a priorização a serviços de emergência ou de streaming, que são requisitos técnicos indispensáveis ao funcionamento da internet. Tais exceções são regulamentadas pelo Presidente da República, conforme o art.84, IV, CF/88.

Para a boa qualidade de funcionamento da internet em nosso país, existem órgãos que são responsáveis por gerir este setor tecnológico. São eles, o Governo, a Sociedade Civil, o Empresariado e a Academia. Vale lembrar que a ANATEL também faz parte desses órgãos que podem opinar sobre as exceções da neutralidade da rede.

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    Falando sobre neutralidade da rede eu acredito haver a necessidade de punição severa do chamado “traffic shapping” ou “modelagem de rede”, na qual a empresa prioriza determinados conteúdos em detrimento de outros, como por exemplo sites de vídeos. Na minha opinião as companhias telefônicas deturparam esse recurso para lesarem os consumidores, pois o utilizam há muito tempo e de forma velada, para limitar o tráfego de dados principalmente em sites de streaming de vídeo, como o YouTube.”.
  2. Opinião
    Eu acredito que a neutralidade de rede não deve impedir a evolução tecnológica. Na minha opinião, os princípios do Marco Civil da Internet não podem afetar o desenvolvimento de modelos de negócios na internet para a utilização diferenciada de serviços. Vejo que no mundo conectado da Internet das Coisas é fácil perceber que dados diferentes devem ter prioridades diferentes, um dado de monitoração de frequência cardíaca depois de um ataque cardíaco é mais valioso do que “download” de e-mails e precisa ser tratado diferenciadamente”.
  3. Opinião
    Existe uma grande divergência sobre Neutralidade da Rede quando se fala sobre os serviços de “zero ratting”, ou tarifa zero, quando as empresas oferecem serviços grátis para redes sociais e aplicativos, por exemplo. Eu acredito “que essas ‘promoções comerciais’ ferem o princípio da neutralidade da rede”, por beneficiar umas empresas em detrimento de outras.
  4. Opinião
    Apesar de centenas de pessoas não concordarem que se trata de “uma violação ao princípio da neutralidade”, quando se fala sobre os serviços de “zero ratting”, ou tarifa zero, quando as empresas oferecem serviços grátis para redes sociais e aplicativos, por exemplo, por afirmarem que tais serviços estão sendo oferecidos como uma cortesia da operadora”, e que funcionam após a utilização da franquia contratada, eu continuo acreditando ser ilegal esse tipo de serviço, dando exemplo de gratuidade para serviços como do Whatsapp, que poderiam tornar “quase impossível que outros serviços de mensagem instantânea possam competir no mercado