Pauta em discussão

Prazo encerrado

Pacotes de acesso oferecidos no mercado

Discussão criada por Regina Lima em 28/01/15

Tema: Neutralidade

Seria muito importante a proibição de pacotes com trafego de dados que limita muito visualizar videos e sites mais elaborados … Considero fundamental que só exista pacotes de diferençando  VELOCIDADE na internet móvel e fixa e que o uso ilimitado.  Onde eu moro não consigo telefone fixo e menos ainda internet. Por isto tenho que acessar por um modem 3G e todas as empresas só oferecem planos com trafico de dados, fiz um de 10 G que dura no máximo 10 dias economizando na visualização de videos , após isto até pra ler um e-mail a velocidade fica pior do que era na época da internet discada e cai a conexão um montão de vezes.

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    Primeiro fator que temos que mencionar é de que as empresas de tecnologia não conseguem mais entregar o que prometem. é muito comum presenciar telefones e até modens 3g que não funcionam em vários lugares do país. mesmo pagando pelo serviço, qualquer pessoas está sujeito a ter uma depreciação do serviço a qualquer instante. Por vezes fico indignado, pois no meu bairro que fica na Zona Leste de São Paulo possui um péssimo serviço de internet móvel, isto porque moro aos arredores de umas das maiores obras que foram realizadas para o evento da copa do mundo. Segundo, as empresas estão decidindo o que fazem a tempos. Foi divulgado recentemente pela empresa VIVO que após exceder o pacote contrato a velocidade da Internet não mais cairia e sim sofreria um bloqueio total a menos que o pacote fosse renovado e com a disponibilidade de saldo. O abuso já começa neste momento, não existe mais internet menos veloz, ou se tem ou se não tem e mesmo com um pacote ativo, por diversas regiões de São Paulo o serviço é indisponível pela falta de cobertura. Terceiro, muitas vezes os pacotes de dados, sendo eles 75mb chegando até 10g como nossa colega menciona no post não são nada, basta acessar alguns vídeos institucionais no Youtube etc que o seu pacote de dados já estourou o limite, forçando o usuário a renovar seu pacote e gerar mais lucros para as empresas. Não é novidade que temos uma das telefonias móveis mais caras do mundo, e continuaremos pagando por um serviço péssimo, na minha opinião. Entendo que as empresas deveriam vender somente o pacote de internet, restringido por velocidade e não por recebimentos de dados, o que provoca uma exclusão da era digital por falta de crédito/saldo.
    8 concordaram
    1 discordou

    • Opinião
      Um solução seria aumentar a concorrência no setor. Há poucas empresas disputando o mercado no Brasil. Se o governo desregulamentasse o setor, mais empresas entrariam no mercado e a concorrência provocaria a queda nos preços. Quanto aos pacotes e as velocidades, cada empresa sabe o que ofertar e, num ambiente livre, se não ofertar bons serviços será ultrapassada pela concorrência. Em tudo é assim, quanto mais concorrência, mais qualidade e menor preço são ofertados aos consumidores.
      5 concordaram
      9 discordaram

  2. Opinião
    A respeito do “corte ou redução”, sob este aspecto minha opinião é que deve valer o livre mercado. Você terá aquilo pelo qual está pagando. Se comprou um pacote de 200MB não vale ficar de choradeira quando a franquia acaba.
    As operadoras tem custos proporcionais ao tráfego e não existem bytes grátis, alguém vai pagar por eles, ou seja, os usuários que utilizam pouco irão pagar pelos que utilizam muito. Sou um destes usuários que usa pouco e quero meu direito de continuar contratando pacotes baratos.
    Jogo sujo foi a mudança de regras, ou seja, contratei um pacote com redução de velocidade e agora pode cortar meu acesso quando acaba a franquia? Como assim?
    Quanto à péssima qualidade do serviço atual, tem que cobrar postura mais firme da ANATEL, e é nesse sentido que a ANATEL vem trabalhando, embora de forma demasiada lenta e gradual, vem elevando os percentuais mínimos exigidos. Nunca vai chegar a 100%, é impossível que uma conexão esteja 100% disponível e a 100% da velocidade.
    Quanto aos preços, o próprio Governo é o primeiro que puxa pra cima, colocando valores muito altos nos leilões de bandas para 3G e 4G, novamente, não tem mágica, se as empresas tem que pagar um valor alto ao Governo, tratarão de cobrar caro de nós consumidores.
    1 discordou

  3. Opinião
    Pacotes devem ser de velocidade, não de tráfego.
    4 concordaram

  4. TV Aberta + Merchant = Peculato
    Opinião
    Onde se diz “… Onde eu moro não consigo telefone fixo e menos ainda internet …”

    Aqui onde moro, tenho conexão ADSL, mas conseguida depois de muitas tentativas (anos). Já passei por isso, quando milagrosamente em 2009 houve a disponibilidade técnica, aproveitei e hoje tenho. Tenho vizinhos que não conseguem até hoje, pois a operadora (monopólio, a mesma para todos) alega indisponibilidade técnica e oferecem o 3G como se os benefícios fossem superiores ao ADSL.

    O comercio local tem ADSL, as LAN HOUSES tem ADSL, somente o cidadão comum é que não tem acesso. Alguns donos de LAN HOUSE dizem que o cidadão deve conversar com um certo técnico da central local, que magicamente depois de um incentivo irá liberar um ADSL em sua residência.

    É uma questão de corrupção mesmo. Infelizmente para mudar a situação de seu bairro será preciso união da comunidade que através de abaixo assinado, exigem do poder concedente a disponibilidade de acesso a internet por ADSL na região.

    Enquanto o POVÃO não se unir, as operadoras vão lucrando com essa porcaria de 3G, 4G, 5G, etc.

    1 concordou

  5. Opinião
    pauta duplicada. tanto a operadora de internet quanto ao usuário deve ser livre para contratar um serviço e a telecom deve ser obrigada a informar quais serviços fará “traffic shapping” (limitação de banda por serviço ou site) ou quais serviços são gratuitos.

    A honestidade deve ser mantida. O excesso de regras para disponibilizadores de conteúdo é errado.

    2 discordaram