Pauta em discussão

Prazo encerrado

Por que a neutralidade de rede tornou-se essencial?

Discussão criada por Karla Janayna em 28/04/15

Primeiramente o que se deve destacar é que  a questão da neutralidade não é apenas mais uma característica que deve ser observada com o uso da internet, mas sim um princípio, assim considerado pela Resolução CGI.br/RES/2009/003/p – PRINCÍPIOS PARA GOVERNANÇA E USO DA INTERNET NO BRASIL, e que guarda relação com outro princípio constitucional, o da isonomia ou igualdade, prevê aptidões e possibilidades virtuais igualitárias aos  cidadãos, uma vez que veda distinções feitas de maneira arbitrária e que não possam ser justificadas pelo texto constitucional.

Justifica-se a importância da neutralidade de rede em virtude da garantia de uso aberto e livre da internet, assim como a inovação e desenvolvimento da criatividade, acrescentando aos desenvolvedores, empreendedores, por exemplo, de maneira à inclui-los aos negócios globais.

Assegura que surjam mais oportunidades de trabalho, principalmente por ser ambiente que facilita o melhor funcionamento do mercado aberto, uma vez que há redução das barreiras de entrada, oportunizando pequenas empresas, por exemplo, a competirem com grandes empresas que já estejam implementadas em âmbito nacional, o que faz florescer o crescimento saudável da economia da informação em nosso país.

Por último, porém não menos importante, vemos a garantia de que a internet seja libeta de restrições e mantenha-se uma plataforma livre e promova um discurso democrático, vedando a imagem  de um ambiente vertical.

 

 

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    De acordo com o princípio da neutralidade da rede abarca a garantia e a privacidade de todos que usufrui da internet, e a consequência de não usar a neutralidade são diversas, os promovedores por exemplo poderão vender pacotes de conteúdos exclusivo, enquanto o objetivo real no meu ponto de vista é que não haja a intervenção nos assuntos onde todos possam desfrutar de matérias de igual para igual, contudo, concordo com a afirmação, visto que os conteúdos em geral trafeguem, porém, que sejam tratados da mesma forma. Se fora negado a neutralização terá uma competição grande das empreses que só buscam lucros, pois quem oferecer melhor oferta o pacote será adquirido por mais consumidores e consequentemente estaríamos deixando de lado a garantia mínima, por exemplo no caso das classes mais pobres, infelizmente existe o lema “quem paga mais, pode mais”, logicamente que essa classe pobre não com tem como atingir esses famosos tempos modernos da conetividade.
    2 concordaram

  2. Opinião
    Sabendo que a rede hoje é a praça que nos foi antigamente, onde as pessoas relacionam-se, vendem, troca, trabalha… precisa-se de uma neutralidade onde os limites de cada um não venha a interferir no outro e que assim cada um tenha a sua parte, com a sua liberdade e com a sua segurança.
    A Neutralidade se mostra como princípio, pois é a primeira que se mostra em relação ao mundo virtual, ela quem vai dá parâmetros aos usuários, para que cada um seja livre dentro de seu espaço.
    Sabendo que uma total liberdade também têm suas consequências, se a rede é um espaço liberto a todos, é a todos mesmo, os que pode nos deixar vulneráveis as mazelas que alguns cliques errados podem trazer.
    A cada dia que passa mais pessoas têm acesso ao mundo tecnológico, certo que ainda temos muito que melhorar e expandir, até conseguir que esse TODOS, seja todos mesmo.
    É só o começo de uma grande jornada, que já começou…
    2 concordaram

  3. Pedro Henrique Bezerra Maia
    Opinião
    A neutralidade de rede força os provedores de conexão a tratar de maneira igual toda informação que trafega na rede, sendo proibidas distinções em razão do tipo, origem ou destino dos pacotes de dados. O princípio impede, por exemplo, que os donos dos provedores privilegiem alguns serviços (seus ou de terceiros ou de aqueles que paguem mais pelo serviço) em detrimento de outros. É a neutralidade da rede, que pode assegurar que novos produtos, ou pequenos fornecedores briguem com grandes empresas de fornecimento de acesso a rede, sem serem prejudicados..
  4. Opinião
    Como o próprio texto retrata, o princípio da neutralidade enseja que a rede seja igual para todos sem nenhuma distinção quanto ao uso e que possua benefício durante a navegação. O referido princípio de fato é uma vantagem para os internautas, pois garante um desenvolvimento que acrescenta várias forma de negócios, tornando o mercado amplo, e consequentemente traz oportunidades para diversas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Destarte, conclui-se que não deve haver distinção quanto ao uso da rede pelos seus usuários, já que a internet é uma rede aberta e deve beneficiar a todos que a acessam de modo devido.