Cadernos Especiais

la fora aqui em casa “Lá fora, aqui em casa” [Revista Online]


Por meio do futebol e de uma metodologia de discussão, os refugiados formam este grupo de apoio mútuo, com a possibilidade de discutir aspectos da língua portuguesa e da cultura brasileira. Nesta edição, o Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, concedeu uma entrevista na qual explica os pormenores da situação dos refugiados em nosso país. A revista é uma produção do Canal Futura e da Universidade de Campinas (Unicamp).

Acesse a revista

 

web_txt3a “Vida de Refugiado” [Revista Online]


Brasil se consolida como destino de imigrantes em busca de sobrevivência longe de casa. Apesar da fama de acolhedor, o país precisa fortalecer as políticas públicas de abrigo e emprego para que a projeção de um fluxo cada vez maior não se transforme em crise.

Acesse a revista

 

logo-mochila-bubble-port “A Volta ao Mundo em uma Mochila” [Portal]


O objetivo do projeto é prestar apoio às crianças em situação de vulnerabilidade: uma mochila gigante viajará por diversos países das Américas, coletando brinquedos e mensagens de apoio às crianças refugiadas, deslocadas internas e apátridas. Seu destino final é a Jordânia, onde os presentes serão entregues para crianças refugiadas do conflito na Síria.

Acesse o site

 

print-animacao-refugiados-ADUS “A integração dos refugiados depende de todos” [Vídeo]


Nesta animação, produzida pela Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado do Brasil – a sociedade recebe um alerta: milhares de refugiados vivem entre nós: a integração deles depende de todos.

Assista o vídeo

 

“Caminhos do Refúgio” [Livro]


O livro “Caminhos do refúgio”, de autoria de Géssica Brandino, faz um panorama sobre o processo de chegada e integração dos refugiados unindo informações dos principais atores da rede de apoio, ativistas especialistas, Conare e ACNUR junto a depoimentos dos solicitantes de refúgio e refugiados brasileiros.

Acesse o site