Sobre a campanha

O número de refugiados no mundo bateu recorde em 2014. Em junho deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que quase 60 milhões de pessoas foram forçadas a saírem de suas casas. Desse total, quase 20 milhões foram obrigados a sair do seu próprio país. No Brasil há 8.530 refugiados.

barra_800x100_Azul

Embora crescente, o número de solicitantes e refugiados no Brasil é uma parcela reduzida da realidade mundial. Ainda assim, o governo federal tem tomado medidas para garantir o acolhimento e assistência a essas pessoas que foram forçadas a deixar seus lares. Com o intuito de esclarecer a sociedade brasileira sobre os compromissos internacionais do país e a importância do refúgio no mundo, o Ministério da Justiça lançou uma campanha de sensibilização sobre o tema.

“Os refugiados são pessoas que perderam muito: familiares, moradia, trabalho, e também a possibilidade de ficar no seu próprio país. O Brasil trabalha para recebê-los e ajudá-los a recuperar sua dignidade, oferecendo uma oportunidade de viver, diz o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Beto Vasconcelos.

#CompartilheHumanidade

1140x400_capa-blogue-03

As peças da campanha Compartilhe Humanidade trazem depoimentos de refugiados de várias partes do mundo. São histórias comoventes, de dor, mas também de superação. “Trata-se de um esforço a mais para conscientizar nossa sociedade sobre a assistência humanitária e sobre o nosso papel solidário diante de tragédias que afetam uma grande parcela da humanidade”, destaca Vasconcelos.