09 de julho de 2013 Tópicos: Assuntos Legislativos

Votação do Marco Civil da Internet é adiada para a próxima semana

marcoO Marco Civil da Internet não será mais votado esta semana. O presidente da Câmara, Henrique Alves, anunciou na tarde desta terça-feira (9/7) que a votação do Projeto de Lei 2126/2011 só deverá ocorrer na próxima semana.

O texto foi discutido hoje pelos presidentes da Câmara (Alves) e Senado (Renan Calheiros) e a presidenta Dilma Rousseff, e também pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que se reuniu com o relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

A votação, prevista para esta quarta-feira (10/7) foi adiada porque ainda não há consenso em relação ao texto final do projeto.

“Não há acordo. Há vários partidos ainda com objeções. Eu fiz um apelo ao relator para que conversasse com esses líderes. Não é só levar a matéria à pauta: é ir à pauta e ser aprovada”, disse Alves, segundo informação da Agência Câmara.

O Marco Civil da Internet é um projeto de lei que foi construído democraticamente com o apoio de mais de duas mil sugestões populares e visa estabelecer regras mais claras a respeito dos direitos, deveres, garantias e princípios para o uso da Internet no Brasil. A proposta delimita deveres e responsabilidades a serem exigidos dos prestadores de serviços e define o papel a ser exercido pelo poder público em relação ao desenvolvimento do potencial social da rede.

O que o Marco Civil da Internet pode mudar na sua vida? Confira aqui e aqui.

A votação do projeto ganhou força após as manifestações populares realizadas pelo país e pela denúncia de que o governo americano montou um esquema de monitoramento de e-mails e telefonemas em território brasileiro. Na semana passada, o projeto de lei foi incluído na pauta legislativa prioritária do Congresso.

Leia mais, na Agência Câmarasobre o adiamento da votação do Marco Civil da Internet.

Vídeo sugerido

Conheça o projeto Pensando o Direito

O Projeto Pensando o Direito é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Cidadania, e foi criado em 2007 para promover a democratização do processo de elaboração legislativa no Brasil. Pesquisas A partir do lançamento de editais para a contratação de equipes de pesquisa, o Projeto mobiliza setores importantes da […]

Pensando o Direito no youtube

8 comentários em “Conheça o projeto Pensando o Direito”

  1. Joseane Rocha disse:
    Quando haverá outra edição do evento?
    Os temas abordados na edição anterior foram muito estimulantes para o investimento em tecnologia da informação e comunicação.
    Joseane Rocha,
    https://www.educamundo.com.br
  2. duda disse:
    Adorei gostaria muito de participar
    De projeto
  3. Thelma Regina da Costa Nunes disse:
    Adorei,gostaria muito de participar desse participar desse projeto.
  4. Maria Sueli Rodrigues de Sousa disse:
    A página do ipea não abre desde ontem que tento. Vcs sabem informar o que está ocorrendo?
    1. Pensando o Direito disse:
      Olá, a página está com um problema técnico. Iremos prorrogar as inscrições.
  5. Antônio Menezes Júnior disse:
    Pesquisa super relevante, muito bem estruturada e indica conclusões interessantes, algumas já conhecidas no cotidiano de muitos que trabalham no ramo, e a algumas questões ainda pouco decifradas. Tive o privilégio de conhecer ao vivo, um conjunto de exposições dos próprios autores, meses atrás. Um extraordinário trabalho e produção de conhecimento. Atrevo-me apenas a sugerir que a pergunta inicial seja diferente da atual, para o futuro, e para reflexão. A pergunta inicial enseja uma relação direta entre alcances de um processo de regularização e os instrumentos jurídico-urbanísticos disponíveis, mas e as pessoas, e o conhecimento em torno deles ??? É sabido que os instrumentos em si não são autônomos, precisam ser conhecidos, discutidos, e sua implementação precisa ser ajustada a cada realidade. Portanto, melhor que a pergunta sugira o que é preciso para os instrumentos jurídico-urbanísticos tenham efetividade na realidade dos municípios.
  6. Roberto disse:
    Esse tipo de evento é realmente muito importante. alem de ser contra a corrupção, promove o desenvolvimento de idéias inovadoras.
    Aguardando pelo próximo evento

    Roberto
    https://metodologiaagil.com

  7. Humberto disse:
    Ótima atitude!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *